Guiné-Bissau   03 julho 2019

Guiné-Bissau já tem Governo

A CEDEAO impôs ao Presidente da República a nomeação de novo executivo e José Mário Vaz deu hoje, 3 de Julho, posse ao elenco chefiado por Aristides Gomes. O Governo saído das Eleições de 10 de Março é constituído por 16 Ministér...

  Guiné-Bissau   30 junho 2019

CEDEAO "passa por cima" de decisão do Parlamento guineense

A CEDEAO, Comunidade dos Estados da África Ocidental, reunida ontem em Abuja, na Nigéria, decidiu que o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, se manterá em funções até às eleições Presidenciais de 24 de novembro, e consecuti...

 

 

 

 

 

 

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Agenda Cultural

'); item_list_vew_footer.append(ul_parent_parent); item_list_view.append(item_list_vew_header); item_list_view.append(item_list_vew_footer); jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default').prepend(item_list_view); resize_font610(jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default').width()); jQuery('#footer_610').tinyscrollbar(); jQuery('#footer_610').tinyscrollbar_update(); jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .loading').hide(); } }) }) }); while(true){ if(jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default').length>0){ jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default').css('width', jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default').width() + 1); resize_font610(jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default').width()); if(jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default .core:nth-last-child(7)').hasClass('outday')){ jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default .core:not(:nth-last-child(n+8))').remove(); } if(jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default .core:nth-child(17)').hasClass('outday')){ jQuery('#b2j_k2_calendar_container_module_610 .gldp-default .core:nth-child(n+11):nth-child(-n+17)').remove(); } jQuery("#b2j_k2_calendar_container_module_610 .loading").hide(); break; } } } }); }

Minha Pátria, minha língua

O seu nome foi indicado pelo PAIGC, depois do Presidente da República ter vetado Domingos Simões Pereira para o cargo de Primeiro-Ministro.

Com esta proposta, o partido vencedor deixou o Chefe de Estado sem margem para protelar a crise no país, obrigando-o a aceitar a personalidade proposta, dado que já era Primeiro-Ministro.

O PAIGC optou por retirar o nome de Domingos Simões Pereira Gomes “em nome da paz e da permanente preocupação com a estabilidade política”. Este epílogo pode levar o partido a lançar o seu dirigente máximo na corrida às Eleições Presidenciais, marcados para Novembro.

Aristides Gomes chefiou o executivo, saído dos acordos de Conacri, que tinha como missão preparar e realizar as Eleições Legislativas.

Este licenciado em sociologia e dirigente do PAIGC mantém-se, assim, no cargo que assumiu em Abril do ano passado.

O Presidente guineense usou todos os expedientes para protelar não só a realização das consultas eleitorais, mas também a formação de um executivo. Sob pressão da comunidade internacional, iniciou o processo de consulta dos partidos há dias, três meses após a votação para o Parlamento, que deu a maioria absoluta à coligação formada pelo PAIGC, APU e PND.

Tweet

Comentar