As crianças até aos 14 representam mais de 47 por cento da população angolana. A taxa mais alta entre os países que compõem a comunidade lusófona.

A Angola seguem-se Moçambique com 45 por cento, Timor com 44, São Tomé e Príncipe com 43 e Guiné-Bissau com 41.

Portugal é o país lusófono com menos jovens, apenas 14 por cento. Na cauda desta tabela das Nações Unidas encontram-se ainda o Brasil, com 22 por cento, Cabo Verde, com 30, e a Guiné Equatorial, com 37.

Portugal está à frente em matéria de idosos. A faixa etária a partir dos 65 anos representa 22 por cento da população. Angola está na outra extremidade, com dois por cento. Seguem-se e São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial, com três, Cabo Verde e Timor, com  quatro, e o Brasil, com nove.

O grupo dos 15 aos 64 anos é liderado pelo Brasil, com 70 por cento. Cabo Verde e Portugal ocupam a segunda posição, com 65. Nas posições secundárias encontram-se a Guiné Equatorial, com 60 por cento, a Guiné-Bissau, com 56, São Tomé e Príncipe, com 54. Com intervalos de um por cento cada, seguem-se Timor, Moçambique e Angola.

De acordo com o mesmo documento, no ano de 2016 o Brasil contava com mais de 209 milhões de habitantes, enquanto a população de Angola e Moçambique rondava os trinta milhões. Por seu turno, a população de Portugal superava os 10 milhões. A Guiné-Bissau, a Guiné Equatorial e Timor-Leste, bem como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe registavam, respectivamente, 1,9 milhões, 1,3 milhões, meio milhão e 200 mil habitantes.

 

Foto: http://www.atlaspeople.net

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019