No primeiro trimestre do ano, Angola exportou menos 30% de petróleo do que o estimado. O crude foi vendido a um preço médio por barril de 31,66 dólares, quando o Governo angolano estimava um preço de 45 dólares.
A queda de 30% nas receitas das exportações de petróleo, no primeiro trimestre do ano, face à previsão do Orçamento Geral do Estado, afectou as receitas fiscais.
De acordo com dados do Ministério das Finanças, Angola exportou 160.115.293 milhões de barris de crude, o que terá representado uma facturação global de 5.069 milhões de dólares.
Contudo, no OGE de 2016, o Governo angolano estimava uma facturação a 7.200 milhões de dólares.
A exportação de petróleo, entre Janeiro e Março, representou uma receita fiscal no valor de 260.499 milhões de kwanzas (1,57 mil milhões de dólares), uma quebra de quase 25% face ao período homólogo.
Angola vive, desde meados de 2014, uma forte crise financeira, económica e cambial decorrente da quebra das receitas da exportação de petróleo, recorrendo à emissão de dívida para garantir o funcionamento do Estado e a concretização de projectos públicos.
Angola solicitou ao FMI, em Abril, um programa de assistência para os próximos três anos, cujos termos foram debatidos nas reuniões de primavera, em Washington, prosseguindo, em Maio, durante a visita de missão do organismo a Luanda.






