A crise está instalada no seio da CASA-CE, a segunda maior força da oposição angolana. Sobre Abel Chivukuvuku, o líder da coligação eleitoral, tem 72 horas para "sair de cena". 

A maioria dos partidos que compõem a Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral consideram que Chivukuvuku perdeu, porque quebrou, a confiança, dos seus pares, ao fazer oposição à coligação da qual é presidente, e exigem que este abandone a liderança e dê lugar a um novo rosto. Um dos vice-presidentes da coligação, Manuel Fernandes, líder do Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana, acusa mesmo Chivukuvuku de planear ações para destruir os fundamentos base desta organização e de a transformar num meio para se auto-promover.

Em maio do ano passado tinham já interposto um processo, no Tribunal Constitucional, contra o dirigente máximo da coligação. Pediam esclarecimentos sobre a gestão dos fundos da coligação e colocação de membros independentes em cargos de direção. Desde essa altura vários dirigentes abandonaram a coligação. O TC negou este último pedido mas proibiu também Chivukuvuku de criar um novo partido no seio da estrutura já existente.   

Já Abel Chivukuvuku, durante a primeira reunião magna dos independentes da CASA-CE, afirmou que a coligação está a ser minada por "uma máquina que está contra" si. 

A CASA-CE foi criada quatro meses antes das eleições Legislativas, em Angola, de abril de 2012. Na sua primeira corrida eleitoral elegeu oito deputados para a Assembleia Nacional de Angola, tendo conseguido cerca de seis por cento dos votos. Dela fazem parte, e para além de políticos independentes, o Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), o Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), o Partido Pacífico Angolano (PPA) e o Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA). 

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Parlamentares da Macaronésia declaram tolerância zero ao plástico

Os presidentes das Assembleias Regionais da Madeira, Açores ...

Cabo Verde    26 fevereiro 2019

Ministério da Educação do Brasil pede a escolas que leiam carta do titular daquela pasta

Na missiva, Ricardo Vélez Rodrigues, dirigindo-se aos alunos...

Brasil    26 fevereiro 2019

Primeiro-ministro são-tomense está em Angola

Dar um novo impulso à cooperação entre São Tomé e Príncipe e...

São Tomé e Príncipe    25 fevereiro 2019

Moçambique vai exportar gás natural para a Indonésia

A petrolífera dos EUA Anadarko Petroleum Corporation anuncio...

Moçambique    25 fevereiro 2019

Crise no seio da coligação angolana CASA-CE

A crise está instalada no seio da CASA-CE, a segunda maior f...

Angola    25 fevereiro 2019