{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

José Filomeno dos Santos foi solto por ordem da Procurador-Geral da República. A decisão resulta do facto de ter expirado o prazo legal de prisão preventiva.

O ex-Presidente do Fundo Soberano de Angola encontrava-se em prisão preventiva, desde Setembro.

O filho de José Eduardo dos Santos é suspeito de associação criminosa, tráfico de influência, burla e branqueamento de capitais. Estes crimes teriam sido cometidos durante o período em que este à frente do Fundo Soberano de Angola.

Estes crimes estão relacionados com a investigação sobre a transferência de 500 milhões de dólares do Estado, para um banco no estrangeiro, considerada ilícita pelas autoridades angolanas. de dinheiros públicos para um banco no exterior do país, que levou, em

Na sexta-feira, fora libertado o sócio de Filomeno dos Santos na empresa Quantum, Jean-Claude de Morais Bastos, gestor de parte dos activos do Fundo Soberano de Angola.

A Procuradoria-Geral da República justifica a sua libertação com a recuperação de todos os bens pertencentes àquele organismo do Estado, nomeadamente mais de dois mil milhões de dólares domiciliados em bancos no Reino Unido e nas Ilhas Maurícias, bem como património imobiliário avaliado em mil milhões de dólares, constituído por empreendimentos hoteleiros, minas de euro, fazendas e resorts, em Angola e no estrangeiro.

Na sexta-feira, o grupo Quantum anunciou ter acordado o fim das acções judiciais contra o Fundo Soberano de Angola.

Tweet

Comentar