O país, através   da Companhia de Bioenergia angolana, vendeu oito mil e 500 metros cúbicos daquele combustível verde a uma empresa estrangeira. O que sucede pela primeira vez.

A carga – no valor de três milhões de euros – será embarcada este mês, com destino a um dos principais produtores europeus de etanol.

A firma angolana, sediada em Malanje, produziu, no ano passado, 17 mil metros cúbicos de combustível biológico. O produto é fabricado, na Província do Norte de Angola, a partir da transformação da cana de açúcar. A firma possui uma área de mais de 24 mil hectares dedicada à plantação da planta.

Constituída pela construtora brasileira Odebrecht, pelo grupo privado angolano Cochan e pela Sonangol, emprega dois mil e 500 trabalhadores, maioritariamente angolanos, no município de Cacuso, a 75 quilómetros da cidade de Malanje.

As duas primeiras empresas detêm 40 por cento do capital do consórcio, sendo a parte restante da petrolífera estatal angolana.

A logística da primeira exportação de etanol está a ser preparada, no Porto de Luanda, contando com o apoio dos Ministérios do Comércio e da Indústria de Angola. Com este envolvimento as autoridades nacionais pretendem “garantir que o embarque ocorra dentro da normalidade, cumprindo a legislação do país e com a agilidade que o cliente precisa”.

Em comunicado, a Companhia de Bioenergia de Angola destaca o seu alinhamento com as políticas governamentais de “Apoio à Produção Diversificação das Exportações e Substituição de Importações, considerando que tem procurado contribuir para a “melhoria do ambiente de negócios” no país.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019