O país, através   da Companhia de Bioenergia angolana, vendeu oito mil e 500 metros cúbicos daquele combustível verde a uma empresa estrangeira. O que sucede pela primeira vez.

A carga – no valor de três milhões de euros – será embarcada este mês, com destino a um dos principais produtores europeus de etanol.

A firma angolana, sediada em Malanje, produziu, no ano passado, 17 mil metros cúbicos de combustível biológico. O produto é fabricado, na Província do Norte de Angola, a partir da transformação da cana de açúcar. A firma possui uma área de mais de 24 mil hectares dedicada à plantação da planta.

Constituída pela construtora brasileira Odebrecht, pelo grupo privado angolano Cochan e pela Sonangol, emprega dois mil e 500 trabalhadores, maioritariamente angolanos, no município de Cacuso, a 75 quilómetros da cidade de Malanje.

As duas primeiras empresas detêm 40 por cento do capital do consórcio, sendo a parte restante da petrolífera estatal angolana.

A logística da primeira exportação de etanol está a ser preparada, no Porto de Luanda, contando com o apoio dos Ministérios do Comércio e da Indústria de Angola. Com este envolvimento as autoridades nacionais pretendem “garantir que o embarque ocorra dentro da normalidade, cumprindo a legislação do país e com a agilidade que o cliente precisa”.

Em comunicado, a Companhia de Bioenergia de Angola destaca o seu alinhamento com as políticas governamentais de “Apoio à Produção Diversificação das Exportações e Substituição de Importações, considerando que tem procurado contribuir para a “melhoria do ambiente de negócios” no país.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Cabo Verde primeiro país africano a aderir à descarbonização dos transportes

A cerimónia de adesão à referida Aliança decorreu hoje, 24 d...

Cabo Verde    24 abril 2019

Tribunal reduz pena a Lula da Silva

O Superior Tribunal de Justiça do Brasil decidiu passar de 1...

Brasil    24 abril 2019

Aprovada proposta de lei para criação de autarquias em Angola

Foi aprovada, pelo Parlamento angolano, na generalidade, a p...

Angola    23 abril 2019

Presidente de Moçambique na China

Filipe Nyusi está, em Pequim, para participar no segundo Fór...

Moçambique    22 abril 2019

Países lusófonos entre a boa e a difícil situação no que toca a liberdade de imprensa

Portugal subiu dois lugares na classificação dos Repórteres ...

Geral    22 abril 2019