João Lourenço deixou a Rússia depois de condecorar Vladimir Putin reconhecimento do Estado angolano pelo apoio de Moscovo a Luanda após a independência, e pedir apoio ao país lusófono. Um galardão, a Ordem Agostinho Neto oferecida no início do ano ao Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, oferecido a Putin mas que se destina a todo o povo russo.

Mas não foi apenas de ofertas que se fez a visita de Estado, de quatro dias, de João Lourenço à Rússia. A Vladimir Putin o seu homólogo angolano pediu contribuição na tarefa de incentivar os empresários russos a investirem em Angola, o chefe de Estado de Angola pretende o incremento do investimento de empresas privadas russas no seu país.  

A Rússia tem já um papel muito relevante no setor diamantífero, através da empresa ALROSA. Durante a deslocação as parcerias foram alargadas ao petróleo e gás natural, cooperação institucional, empresarial, industrial, etc.

As delegações dos dois países assinaram novos acordos de cooperação no àmbito da Justiça e Direitos Humanos, Pesca, Agricultura, mas também de reconhecimento das habilitações literárias e graus académicos entre os dois países.  

As relações entre os dois países têm evoluído positivamente. Em 2006 foram assinados, em Moscovo, por Putin e pelo antigo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, dez instrumentos jurídicos, entre eles um acordo no âmbito da cooperação Técnico-Militar. Três anos mais tarde, durante a visita a Angola do então chefe de Estado russo Dmitri Medvedev nasciam mais cinco instrumentos de cooperação bilateral, entre eles o Memorando de Entendimento para a criação do Sistema de Comunicação Via Satélite, ANGOSAT.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Cabo Verde primeiro país africano a aderir à descarbonização dos transportes

A cerimónia de adesão à referida Aliança decorreu hoje, 24 d...

Cabo Verde    24 abril 2019

Tribunal reduz pena a Lula da Silva

O Superior Tribunal de Justiça do Brasil decidiu passar de 1...

Brasil    24 abril 2019

Aprovada proposta de lei para criação de autarquias em Angola

Foi aprovada, pelo Parlamento angolano, na generalidade, a p...

Angola    23 abril 2019

Presidente de Moçambique na China

Filipe Nyusi está, em Pequim, para participar no segundo Fór...

Moçambique    22 abril 2019

Países lusófonos entre a boa e a difícil situação no que toca a liberdade de imprensa

Portugal subiu dois lugares na classificação dos Repórteres ...

Geral    22 abril 2019