Aquele país lusófono pretende ser membro observador da comunidade dos países de língua francesa. O pedido tem por objectivo estratégico “a inserção de Angola no concerto das Nações”.

O documento foi apresentado pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola. No acto de entrega, Manuel Augusto explicou que a solicitação materializa o “desejo expresso publicamente" pelo Presidente angolano.

João Lourenço expressou essa intenção ao Chefe de Estado francês, em Maio do ano passado, durante a sua deslocação a França, a primeira que fez ao estrangeiro como dirigente máximo angolano.

A decisão decorre, segundo o titular da pasta dos negócios estrangeiros, das relações “privilegiadas” que Angola mantém com os países francófonos, em particular com os africanos.

Angola pretende reforçar a integração entre Angola e os países vizinhos que foram outrora colonizados por franceses e belgas.

O Ministro das Relações Exteriores angolano da antiga colónia portuguesa está em França, à frente de uma delegação que integra a titular da pasta da Cultura, bem como o Secretário de Estado do Comércio e funcionários superiores dos Ministérios do Interior, Finanças, Agricultura, Telecomunicações e Ensino Superior.

A missão está a discutir com as autoridades francesas as parcerias comercial, financeira e agrícola, assim como a cooperação bilateral.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Um milhão de euros para apoiar Presidenciais guineenses

A União Europeia vai apoiar a realização das eleições Presid...

Guiné-Bissau    02 outubro 2019

Prata para Portugal nos Mundiais de Atletismo

O atleta português João Vieira, de 43 anos, conquistou a med...

Portugal    01 outubro 2019

Empresa internacionais deixam de comprar produtos brasileiros

Entre essas firmas, encontram-se as marcas Timberland, Vanda...

Brasil    29 setembro 2019

Seca agrava-se no Sul de Angola

A falta de chuva está a afectar mais de dois milhões de pess...

Angola    27 setembro 2019

Pesticidas matam milhões de abelhas no Brasil

São milhões os enxames que desapareceram no sul do país. A r...

Brasil    25 setembro 2019