O Presidente angolano alterou os titulares das pastas das Finanças e da Agricultura. As mudanças atingiram também o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, o Secretário Geral do Presidente, bem como o dirigente máximo da Comissão de Mercados de Capitais.

Augusto Archer Mangueira foi nomeado Ministro das Finanças. A Agricultura passa a ser dirigida por Marcos Alexandre Nhunga.

Para o cargo de Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Eduardo dos Santos escolheu Manuel da Cruz Neto.

Edeltrudes da Costa é o novo Secretário-geral do Presidente da República.

A alteração no Ministério das Finanças já era “badalada” entre os políticos do regime e em alguma imprensa Angolana, não ligada ao governo. O afastamento Armando Manuel terá tido a ver com o pedido ao FMI de intervenção em Angola, solicitação que foi recusada por José Eduardo dos Santos.

As restantes modificações apanharam de surpresa os meios políticos angolanos.

Augusto Archer Mangueira ocupava o cargo de Presidente da Comissão do Mercado de Capitais. O novo Ministro das Finanças tem 54 anos, sendo licenciado em Economia pela Universidade de Berlim-Leste (antiga RDA).

Este consultor de empresas e docente Universitários desempenhou as funções de vice-Ministro do Comércio e representante Comercial de Angola em Espanha. Entre 2000 e 2008 foi Presidente da Federação Angolana de Andebol.

A última remodelação governamental data de 4 de Março deste ano. Na altura o Presidente da República fez alterações nas pastas da Cultura; Comércio; Saúde; Urbanismo e Habitação e nas Secretarias de Estado da Hotelaria; Saúde e Pescas.

Tweet

Comentar

Notícias Recentes

Dívida de Cabo Verde passa a estável, por Standard&Poors

A Standard&Poors alterou o rating da dívida pública de C...

Cabo Verde    13 outubro 2016

OMS apela à tributação das bebidas açucaradas

A Organização Mundial de Saúde defende a tributação das bebi...

Geral    11 outubro 2016

Descoberto maior dinossauro brasileiro

Arqueólogos brasileiros apresentaram o maior dinossauro enco...

Brasil    10 outubro 2016

Crise agudiza-se na Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau tem dois Primeiros-Ministros e dois Governos...

Guiné-Bissau    09 outubro 2016

Comunidade lusófona congratula-se com vitória de Guterres

A escolha unânime, por parte do Conselho de Segurança das Na...

Geral    06 outubro 2016