São 45, mais 20 do que no ano passado. A situação resulta do fraco nível de manutenção das mesmas. A maioria encontra-se no Norte e Nordeste do território brasileiro, em particular nos Estados do Acre, Alagoas e Bahia.

No entanto, se nada for feito esse número vai aumentar, porque os técnicos detectaram nove mil que caminham a passos largos para a degradação. Segundo relatório da Agência de Águas das mais de 24 mil barragens registadas no Brasil, três mil e 500 estão em situação de risco e cinco mil e 500 em dano potencial.

No ano passado, ocorreram 14 desabamentos de barragens, mas sem vítimas mortais. No entanto, em 2015, o desmoronamento de uma barragem particular, na cidade de Mariana, provocou 19 mortes, desalojou milhares de famílias e destruiu ecossistemas ao logo de 650 quilómetros. O rebentamento da barragem da empresa mineira Samarco originou o maior desastre ambiental registado em solo brasileiro, deixando populações inteiras sem sustendo, devido à poluição originado pelo dacidente.

Das 45 barragens em risco de colapso, 25 são públicas.

No ano passado, o Estado aplicou 34 milhões de reais em operações de manutenção e recuperação daquelas infra-estruturas de contenção e armazenamento de águas superficiais. Os mais de cinco milhões de euros aplicados são o dobro dos aplicados em obras do mesmo tipo, em 2016.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Embaixadas angolanas vão emitir documentos de identificação

As embaixadas de Angola vão poder emitir cartões de identifi...

Angola    22 agosto 2019

PAIGC avança para primárias antes das Presidenciais

O Partido para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde ...

Guiné-Bissau    22 agosto 2019

Carlos Gomes Júnior apresenta candidatura a Presidente da Guiné-Bissau

O antigo Primeiro-Ministro guineense promete lutar, de forma...

Guiné-Bissau    14 agosto 2019

Presidente de Timor solicita constitucionalidade de diplomas aprovados no Parlamento

Em causa está a nova formulação das Leis do Fundo Petrolífer...

Timor-Leste    13 agosto 2019

Alemanha suspende investimentos no Brasil

Na base da decisão está a política ambiental do Governo Bras...

Brasil    12 agosto 2019