{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

São no total quarenta os produtos químicos para a agricultura que receberam autorização do ministério da Agricultura do Brasil para serem introduzidos no mercado do país. A decisão foi publicada, a 10 de janeiro, em Diário Oficial da União. No total há 28 novos químicos que passam a poder ser utilizados no Brasil, entre eles o Sulfoxaflor. Os restantes já existiam no país mas passam agora a ser produzidos por mais empresas e podem ser utilizados, em alguns casos, noutro tipo de culturas, incluindo as que se destinam ao consumo humano. A aprovação da maioria destes produtos tóxicos vinha do governo anterior, de Michel Temer, o atual juntou 12 aos já aprovados e publicou tudo em Diário Oficial.

Entre as 28 novas substâncias tóxicas permitidas no Brasil está o Metomil, considerado altamente tóxico, e que é utilizado em culturas como a da batata, milho e soja. 

Em termos de perigosidade para o meio ambiente quatro foram classificados como extremamente tóxicos, entre eles estão o Metomil e o Imazetapir. Quatorze são muito perigosos, 12 estão catalogados como perigosos. Mas o ministério do Ambiente diz que se forem usados corretamente, seguindo as instruções da bula, não há riscos.

Apenas três produtos dos agora aprovados são considerados de baixa toxicidade, são eles o Bio-Imune, o Paclobutrazol 250 e o Excellence Mig-66, indicados para a cultura de manga. 

A lista de produtos tóxicos que esperam aprovação ascendia a mais de 130, registos solicitados só nos últimos três meses, uma parte aguarda as necessárias avaliações técnicas a serem realizadas por três órgãos do governo federal brasileiro. 

No ano passado, ainda com Michel Temer, foram introduzidos no Brasil 450 produtos químicos para a agricultura, um número recorde, apenas 52 têm baixa toxicidade. 

Tweet

Comentar