No país, mais de 700 barragens apresentam risco de ruptura com potenciais danos associados, altos, devido a falta de conservação, para além de se desconhecer a sua estabilidade.

Além de apresentarem problemas estruturais, estão localizadas próximas de povoações, zonas agrícolas e pecuárias, bem como importantes eco-sistemas.

Das 700 indicadas, 45 apresentam uma situação particularmente preocupante. A maioria tem problemas como baixo nível de conservação e falta de documentação da estabilidade das estruturas.

Estes dados resultam de relatórios, decorrentes da fiscalização de barragens, elaborados por técnicos da Agência Nacional de Águas do Brasil.

No entanto, aquele número pode estar aquém da realidade, dado que as vistorias oficiais estão longe de cobrir as necessidades e haver muitas barragens que não se encontram legalizadas.

A própria Agência Nacional de Águas considera que a fiscalização, além de pouca, é extremamente pulverizada, sendo realizada por mais de 30 entidades.

A fiscalização das barragens de rejeitos cabe apenas à Agência Nacional de Mineração que conta com 20 técnicos para a função.

A bacia de contenção de resíduos de Brumadinho, da companhia mineira Vale, que ruiu na semana passada, estava classificada como de risco baixo e dano potencial alto, por técnicos seus, que agora foram detidos a mando do Ministério Público brasileiro.

Na sequência do desastre, especialistas vêm defendendo a inspecção de todas as barragens da empresa, mais de 160, em cinco Estados, bem como a suspensão das operações de exploração nas minas que delas se servem, até à comprovação da sua segurança.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Luto Nacional em Cabo Verde por morte do 1º bispo cabo-verdiano

O governo de Cabo Verde decretou dois dias de Luto Nacional ...

Cabo Verde    19 junho 2019

Presidenciais agendadas para 24 de novembro na Guiné-Bissau

O Presidente da República da Guiné-Bissau agendou, para 24 d...

Guiné-Bissau    19 junho 2019

Cimeira de Negócios Estados Unidos e África decorre em Maputo

A iniciativa vai de hoje a sexta-feira, envolvendo delegaçõe...

Moçambique    18 junho 2019

Fim da crise política na Guiné-Bissau?

A poucos dias do final do seu mandato, enquanto presidente d...

Guiné-Bissau    18 junho 2019

Corrupção e novos rostos no VII Congresso Extraordinário do MPLA

O VII Congresso Extraordinário do MPLA terminou com novidade...

Angola    18 junho 2019