O sistema que monitoriza o pulmão da Terra registou, no mês passado, um aumento superior a 200 por cento no abate de árvores na região, relativamente ao mesmo mês do ano anterior. De acordo com o mesmo, desapareceu uma área a rondar os mil e 900 km2, maior que a cidade São Paulo.

O Ministro brasileiro do Ambiente reconhece que o desmatamento está a aumentar, mas contesta a sua dimensão. Descontente com os dados fornecidos, Ricardo Salles assume que pretende mudar o sistema de monitorização da maior floresta do mundo.

Antes, o Presidente do Brasil tinha criticado a divulgação de dados sobre a floresta da Amazónia. Jair Bolsonaro considera que essa divulgação põe em causa a imagem do Brasil a nível internacional.

O Governo brasileiro tem em marcha um programa de intensificação da agricultura, da pecuária e da mineração na Amazónia. Quer o Chefe de Estado quer o Ministro do Ambiente são críticos das políticas de conservação daquela floresta, defendidas por ecologistas e cientistas, considerando-as um travão ao desenvolvimento do Brasil.

A Greenpeace veio já a terreiro, acusando o Chefe do Executivo de ter um “projeto antiambiental”, que favorece aqueles que querem destruir a Amazónia.

Os novos ocupantes do Itamarati pretendem também fazer alterações na chefia do Instituto de Pesquisas Espaciais, responsável pela divulgação de dados sobre o desmatamento no Brasil.

 

Foto: Ibama

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente de Timor solicita constitucionalidade de diplomas aprovados no Parlamento

Em causa está a nova formulação das Leis do Fundo Petrolífer...

Timor-Leste    13 agosto 2019

Alemanha suspende investimentos no Brasil

Na base da decisão está a política ambiental do Governo Bras...

Brasil    12 agosto 2019

Há 500 anos começava a primeira viagem de circum-navegação

Há 500 anos o português Fernão de Magalhães e o espanhol Seb...

Portugal    10 agosto 2019

Angola e Cabo Verde acordam fim da dupla tributação

Os governos de Angola e Cabo Verde assinaram, quinta-feira e...

Geral    09 agosto 2019

Umaro Sissoco Embaló é candidato às Presidenciais

O MADEM-G15, Movimento para a Alternância Democrata – G15, r...

Guiné-Bissau    09 agosto 2019