Moçambique e Brasil assinaram um Protocolo de Intenções que prevê a troca de experiências de trabalho e a promoção do intercâmbio de regulamentos, material e especialistas em Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O acordo, assinado em Maputo, foi formalizado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu, e o do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, Marcelo Machado, durante um seminário sobre a mesma temática, a partilha de experiências entre Moçambique e Brasil na área da educação profissional.

O documento lança as bases para uma futura colaboração entre as instituições de educação profissional dos dois países, o que permitirá o intercâmbio em termos de instituições educacionais mas também entre os próprios alunos. Desta troca entre Moçambique e Brasil fazem parte materiais didácticos e metodológicos, livros, jornais e outro material de estudo. 

Estão também envolvidos neste projeto, e para além de instituições do subsistema do Ensino Técnico-Profissional, públicas e privadas, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social moçambicano.

O seminário, no qual foi assinado o documento serviu, e de acordo cmo o governo moçambicano como ponte para a dinamização e criação de sinergias entre os dois países, na área citada, o objetivo é permitir ao país evoluir no sentido da efetiva implementação da Lei de Educação Profissional.

No Brasil a rede de instituições de Ensino Técnico-profissional é composta de 152 instituições, públicas, semi-públicas e privadas.

Em Moçambique, cujo processo de implementação de escolas profissionais é recente, existem 32 instituições de ensino profissional, de acordo com a página na internet das escolas Profissionais de Moçambique, espalhadas pelo país. Recentemente foi criada a Autoridade Nacional da Educação Profissional o que significa que as questões relativas à Educação Profissional estão afetas a uma única instituição.

(FOTO: Google Maps publicado em http://www.epmocambique.com)

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Portugal conquista duas medalhas no Mundial de Juniores IPC

Portugal conquistou duas medalhas no Campeonato do Mundo de ...

Portugal    07 agosto 2017

Paz junta Nyusi e Dhlakama na Gorongosa

O líder da Renamo recebeu o Presidente de Moçambique na base...

Moçambique    07 agosto 2017

Barragem angolana de Caculo Cabaça começou a ser construída

A obra, a erguer no rio Quanza, arrancou na mesma altura em ...

Angola    07 agosto 2017

Português Miguel Oliveira 3º no GP da República Checa em Moto2

O corredor português Miguel Oliveira, da KTM, terminou o GP ...

Portugal    07 agosto 2017

Descoberto em Portugal navio do Século XVI

Arqueólogo português descobre, na costa de Esposende, no Nor...

Portugal    06 agosto 2017