Os parceiros internacionais de Cabo Verde, ou seja, o Grupo de Apoio Orçamental, "esgotaram a paciência", afirmou o ministro da Economia de Cabo Verde, perante uma Comissão Especializada de Finanças e Orçamento, e falando da questão da reestruturação da transportadora aérea de Cabo Verde TACV. 

José Gonçalves afirmou que se esperava, há décadas, uma solução que nunca foi encontrada e que foi a pressão internacional que levou às decisões que o executivo tomou, e relaçao à TACV, entre elas a do fim dos voos domésticos, realizados pela companhia aérea cabo-verdiana, cedidos à Binter CV, a troco de 30% do capital social da empresa, e o acordo firmado com a empresa islandesa Icelandair que assumiu, em agosto, a gestão da operação internacional da companhia aérea pública cabo-verdiana:

"Os nossos parceiros disseram que a ajuda orçamental estava condicionada à solução da TACV", afirmou o detentor da pasta da Economia, acrescentando que "só a saída do Estado e a privatização da empresa irá apaziguar os parceiros".

O Grupo de Apoio Orçamental a Cabo Ver é composto pela União Europeia, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Portugal e Luxemburgo. 

Para o governante a situação era dramática e a solução era fechar a empresa mas o governo decidiu procurar outra solução:

"Os aviões iam sair porque não havia dinheiro para os manter e nós íamos fechar portas de qualquer forma. (...) O Governo entendeu não liquidar a empresa e procurar outra solução", afirmou José Gonçalves.

A oposição cabo-verdiana tem sido muito crítica em relação ao plano de reestruturação da TACV, por considerar que ele não vai ao encontro dos interesses do país, que depende do transporte aéreo. Está já em curso o processo de despedimento de mais de 200 trabalhadores. 

A TACV tem um passivo de cerca de 100 milhões de euros, que deverá ser assumido por uma nova empresa pública que gerirá os destinos da empresa ao lado do setor privado. 

 

(Foto: @tacvairlines)

Comentar

Comentários   

0 # Stevkabeak 19-10-2019 11:41
Tooth Abscess Antibiotics Amoxicillin viagra Levitra Fiale Cialis Tadalafil Pas Cher Lowest Priced Super Avana
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Federico 23-11-2019 16:38
Wow that was odd. I just wrote an incredibly long comment
but after I clicked submit my comment didn't appear.
Grrrr... well I'm not writing all that over again. Regardless, just wanted to say
excellent blog!

Look into my blog :: quest bars cheap (tinyurl.com)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Vernita 24-11-2019 20:26
Unquestionably believe that which you stated.
Your favorite reason seemed to be on the web the easiest thing to
be aware of. I say to you, I certainly get irked while people consider worries that they plainly do not know about.

You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the
whole thing without having side-effects , people can take a signal.
Will probably be back to get more. Thanks

My web site: quest bars cheap (tinyurl.com)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Joleen 25-11-2019 19:13
Having read this I thought it was really enlightening.
I appreciate you finding the time and energy to put this content together.

I once again find myself spending a lot of time both reading and leaving
comments. But so what, it was still worth it!

Have a look at my blog post: coconut oil are
Responder | Responder com citação | Citar
{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Estado angolano procura resgatar milhões de euros

A verba – estimada em perto de seis mil milhões de euros – f...

Angola    20 dezembro 2019

Parlamentares recusam participar na contenção da despesa pública de Timor

A maioria dos deputados rejeitou a proposta, feita pelo Gove...

Todas as Notícias    15 dezembro 2019

Polícia moçambicana detecta barco carregado de heroína

As autoridades moçambicanas estimam que a embarcação transpo...

Todas as Notícias    14 dezembro 2019

Angola fica em terceiro na Taça da Cosafa Sub 20

No jogo em que se discutia o último lugar no pódio da prova...

Angola    14 dezembro 2019

Morna reconhecida oficialmente como Património da Humanidade

A classificação foi aprovada pelo Comité Intergovernamental ...

Cabo Verde    12 dezembro 2019