Foi inaugurado o Centro de Comandos da Polícia Nacional de Cabo Verde. A inauguração acontece quando se assinala a a entrada em funcionamento do Projeto "Cidade Segura", na capital do país, Cidade da Praia.

Um dia marcante, para o Primeiro-ministro, porque resulta "no reforço de meios para, na prevenção, tornar o país mais seguro", lê-se no perfil de Facebook  da Polícia Nacional de Cabo Verde:

"(...) Foi concretizada uma aspiração e uma necessidade de reforço dos meios, para que, na prevenção, tornanemos Cabo Verde num país mais seguro, com particular ênfase na cidade da Praia", referiu o chefe do executivo cabo-verdiano. 

O projeto "Cidade Segura", composto por sistema de vídeo vigilância urbana, comunicações de segurança e um Centro de Comando para a gestão das ocorrências, leva aos principais centros urbanos do país, uma estrutura de Segurança Pública que visa responder às necessidades e preocupações das populações. Abre-se assim caminho para a prevenção, por forma a "antecipar as ocorrências criminais, garantir respostas imediatas às emergências e maior eficiência na gestão da segurança urbana, nos principais centros urbanos do país", lê-se na referida rede social.

O novo Centro de Comando da Polícia Nacional de Cabo Verde possui uma sala de comando e controlo, "equipada com tecnologia de alta complexidade", para aqui convergem as imagens captadas pelas câmaras de vigilância, onde ficam armazenadas até 30 dias, salvo no âmbito de processos crime, "abrangidos pelo atual quadro legal".

Juntamente com o 112 pretende criar-se um projeto integrado de segurança urbana. "As outras componentes presentes são a comunicação operacional da Polícia, áudio e vídeo, e sensores de alerta inteligente, todos centralizados neste Centro de Comando, unificado para a gestão de ocorrências criminais".

Este projeto terá uma segunda fase, ainda na cidade da Praia, estender-se-à depois às ilhas do Sal e São Vicente.

 

(Foto: Polícia Nacional de Cabo Verde)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019