Através de comunicado a chefe da diplomacia da União Europeia defendeu que a Guiné-Bissau precisa, rapidamente, de um novo Primeiro-ministro. Para Federica Mogherini, como aliás tinham já defendido Portugal e as Nações Unidas, o facto da mesa da Assembleia Nacional Popular não ter todos os seus elementos não deve atrasar o processo de nomeação do chefe do executivo guineense pelo Presidente do país.

O impasse mantém-se há quase três meses. José Mário Vaz, o chefe de Estado, recusa-se a proceder à nomeação de Primeiro-ministro enquanto a referida mesa não estiver, totalmente formada. Mas, para Mogherini, esse pressuposto não se coloca:

"Segundo a Constituição é prerrogativa do Presidente indicar, em tempo útil, um novo Primeiro-ministro em conformidade com os resultados eleitorais. (...) A eleição da mesa da Assembleia Nacional não deve atrasar a nomeação de um novo primeiro-ministro", lê-se no referido documento.

A Alta Representante da União para a Política Externa lança um alerta: "a situação económica" do país "é crítica e as tensões aumentam enquanto o governo não for empossado".

Mogherini lembra ainda outra questão importante, a marcação das eleições Presidenciais que devem acontecer, diz a chefe da Diplomacia Europeia, "entre 23 de outubro e 25 de novembro".

O PAIGC venceu as Legislativas de 10 de março mas, e apesar te ter encontrado parceiros de coligação para poder governar, continua à espera que o chefe de Estado dê posse ao Primeiro-ministro que será o líder da formação, Domingos Simões Pereira. 

 

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019