{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

A poucos dias do final do seu mandato, enquanto presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz ouve todos os partidos políticos do país, com e sem representação parlamentar, esta terça-feira até à hora do almoço. Os últimos a serem ouvidos são o MADEM-G15 e o PAIGC. Encontros que deverão servir de preparação para a marcação das eleições Presidenciais que deverão decorrer antes do final do ano. 

Ontem, o chefe de Estado tinha emitido, ontem, uma nota a convidar o Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, vencedor da eleições Legislativas de março último, a apresentar o nome do candidato a ocupar o cargo de Primeiro-ministro do país. A formação fê-lo imediatamente. Sem surpresas o nome apresentado foi o de Domingos Simões Pereira, presidente do partido. 

Decisões tomadas quando uma missão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana está em Bissau. O objetivo é fazer contactos com as autoridades do país e com os principais actores políticos e compreender o evoluir da situação politica, desde as eleições de 10 de março. O grupo chegou a 16 de junho e termina a visita quarta-feira. 

O país vive um impasse político desde 2015, mas que se acentuou depois das eleições e visto que o Presidente se recusava a nomear um novo chefe do executivo sem que a mesa da Assembleia Nacional Popular estivesse completa.

O novo parlamento entrou em funções a 18 de abril e começou por vetar o nome de Braima Camará, do MADEM-G15, para segundo vice-presidente do referido órgão. Situação não aceite pela segunda formação mais votada nas eleições, e composta por dissidentes do PAIGC.

Tweet

Comentar