A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental reúne-se, este sábado. Na agenda está a crise política na Guiné-Bissau e podem sair dela sanções para quem esteja a pôr em causa a estabilidade no país. No encontro, que decorre em Abuja, estará presente José Mário Vaz, isto apesar da Assembleia Nacional Popular lhe ter retirado, na semana passada, os seus poderes constitucionais.

O chefe de Estado chegou sexta-feira à Nigéria. Estarão também representados, no encontro, os partidos políticos que representam a maioria parlamentar: o PAIGC, vencedor das Legislativas de março, mas também a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau e a União para a Mudança e Partido da Nova Democracia.

Luís Filipe Tavares, ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, país que assume este ano a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, afirmou, na Cidade da Praia, que a CPLP está "bastante preocupada" com a situação na Guiné-Bissau.

Desde 2015 que a crise se tem vindo a agravar na Guiné-Bissau. Pensava-se que com o escrutínio de março se resolveria o impasse, mas não. Foram precisos mais de três meses para que o Presidente da República desse posse a um novo Primeiro-ministro e para aqui se chegar passou-se por mais uma crise. José Mário Vaz não aceitou o nome proposto pelo Partido para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira, o líder da formação - que aliás tinha sido já destituído pelo chefe de Estado em 2015. O PAIGC acabou por propor um novo nome, Aristides Gomes, um do homem que estava já esteve à frente do executivo, mas os problemas não terminaram aí. O Primeiro-ministro tomou posse mas José Mário Vaz recusou os nomes propostos para comporem o governo. 

Na sequência deste novo impasse a maioria dos deputados do parlamento, por 54 dos 102 deputados, aprovou uma resolução pela cessação, imediata, das funções constitucionais do representante máximo do Estado guineense. Votos contra do MADEM-G15 e do Partido de Renovação Social que consideram que está em curso uma tentativa de golpe de Estado. Como dita a Constituição José Mário Vaz é substituído, até às Presidenciais de 24 de novembro, e à tomada de posse do novo chefe de Estado, o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019

Portugal em terceiro no Mundial de Hóquei em Patins sub-19

A seleção portuguesa venceu a Itália por quatro bolas a uma...

Portugal    06 julho 2019

Chuva provoca inundações em São Paulo

Ruas e estradas estão intransitáveis naquela região metropol...

Brasil    05 julho 2019

Angola e Guiné Bissau ficam-se pela fase de Grupos da CAN

As duas Selecções lusófonas não lograram passar aos oitavos ...

Geral    04 julho 2019

Portugal consegue 15 medalhas nos Jogos Europeus de Minsk

Portugal termina a sua participação nos II Jogos Europeus, q...

Portugal    30 junho 2019