{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}
{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

As Nações Unidas vão financiar projetos, nas áreas da Reconciliação Nacional e da Reforma da Segurança na Guiné-Bissau.
 
São três os projetos a ser apoiados, através do Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas, gerido pelo UNIOGBIS, num montante de 10 milhões de dólares, aproximadamente 7 milhões de euros, até final de 2017:
 
Janet Murdoch, coordenadora da Secretaria do Fundo, entrevistada pela ONU News, explica que a paz depende "da irmandade e fraternidade, são esses valores que mantêm e consolidam a paz". Acrescenta que os projetos apoiados pela ONU têm como objetivo "incentivar isso, criar aqueles valores que vão consolidar uma paz sustentável".
 
A Reforma de Segurança, que passa por reformar as autoridades policiais e fronteiriças, é também vital neste processo. As verbas para concretizar estes projetos existem mas têm estado bloqueadas devido à instabilidade vivida no país. A UNIOGBIS e a LGDH (Liga Guineense dos Direitos Humanos) estão já a trabalhar na reabilitação do centro de detenção da esquadra de polícia de ordem pública em Bafatá. Outros centros de detenção passarão pelo mesmo processo: Catió, Mansoa e Bissau, este já arrancou em Gabú. Informação avançada pela UNIOGBIS na sua página no Facebook.
 
Outro dos objetivos das Nações Unidas é aumentar a participação de jovens e mulheres na vida política do país:
 
"Os projetos têm que ter aquele elemento de consolidação da paz, ter aquela metodologia de participação cidadã. Esta característica faltou e estamos aqui para dar assistência técnica para viabilizar este elemento nos projetos. Estamos vendo como podemos adaptar o projeto inicial para que seja mais participativa, mais engajadora", escreve a ONU News.
 
Outros projetos a serem apoiados pela ONU são o do registo de nascimentos e o da reforma no sector de justiça, estes financiados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Programa da ONU para o Desenvolvimento.
 
Janet Murdoch, coordenadora da Secretaria do Fundo, entrevistada pela ONU News, explica que a continuidade do financiamento de projetos no país depende de resultados positivos.
 
(FOTO: http://www.un.org/)
Tweet

Comentar