O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, vai estar, segunda-feira, com a oposição na cerimónia de encerramento daquela que é a sexta mesa de diálogo entre governo e os partidos políticos que fazem parte da oposição no país. Já este sábado, e de acordo com o Primeiro-ministro do país, Francisco Obama Asué, os líderes políticos encontram-se para fechar acordos.

A situação no país continua complexa. Na abertura dos trabalhos da mesa de diálogo Teodoro Obiang pedia "sinceridade e humildade" para ajudar a acabar com aquilo que "põe doente" o país e acrescentava que a iniciativa, estas mesas de diálogo, são uma "oportunidade única para eliminar a desconfiança".

Mas para "o outro lado da barricada", oprimido no país ao longo dos anos, a questão não é assim tão simples. A Convergência para a Democracia Social, principal partido legalizado da oposição, defende que a solução para o país é a demissão do governo e a formação de um novo de transição. A formação quer saber quando serão amnistiados os presos políticos. Até ao momento apenas um, o professor Julián Abaga, detido em dezembro por criticar o chefe de Estado foi libertado, no início do mês.

Em termos políticos o país tem ainda grandes desafios pela frente. Em fevereiro último as autoridades decidiram declarar ilegal o partido Cidadãos pela Inovação.

A Guiné Equatorial é o único Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organismo ao qual se juntou em 2014, apesar de, até aqui, a língua oficial do país ser o espanhol, onde a Pena de Morte continua a poder ser aplicada.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Luto Nacional em Cabo Verde por morte do 1º bispo cabo-verdiano

O governo de Cabo Verde decretou dois dias de Luto Nacional ...

Cabo Verde    19 junho 2019

Presidenciais agendadas para 24 de novembro na Guiné-Bissau

O Presidente da República da Guiné-Bissau agendou, para 24 d...

Guiné-Bissau    19 junho 2019

Cimeira de Negócios Estados Unidos e África decorre em Maputo

A iniciativa vai de hoje a sexta-feira, envolvendo delegaçõe...

Moçambique    18 junho 2019

Fim da crise política na Guiné-Bissau?

A poucos dias do final do seu mandato, enquanto presidente d...

Guiné-Bissau    18 junho 2019

Corrupção e novos rostos no VII Congresso Extraordinário do MPLA

O VII Congresso Extraordinário do MPLA terminou com novidade...

Angola    18 junho 2019