O Jornal da Lusofonia apresenta, neste espaço, curiosidades de uma Língua partilhada por milhões de pessoas espalhadas por tantos países, o português. Oito séculos de história, oito séculos de evolução.

Com mais de 240 milhões de falantes espalhados pelo mundo, a Língua Portuguesa apresenta, inevitavelmente, diferenças. As mais facilmente identificáveis prendem-se com o nome que se dá a um mesmo objecto nos diferentes lugares onde se fala português. É normal lermos por essa internet fora, ou ouvirmos nas telenovelas originárias do Brasil, o termo "celular" para designar um telefone móvel. Este termo faz referência às áreas geográficas (divididas por células) que possuem torres com antenas que transmitem o sinal. No entanto, essa designação varia ao viajarmos pelo mundo lusófono. Em Portugal, diz-se "telemóvel" sendo este nome uma aglutinação, uma junção, entre as palavras "telefone móvel". Já nos PALOP, os Países Africanos de Expressão Portuguesa, varia de país para país. Em Moçambique segue-se, maioritariamente, a tendência de Portugal chamando-lhes telemóveis, em Angola chamam-lhes celulares ou terminais.

Como este, existem inúmeros outros casos de objetos com nomes diferentes ou de palavra, de expressões, com significados distintos nos diferentes países do mundo Lusófono. Continuaremos a falar sobre as diferenças linguísticas do mundo lusófono.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019