Moçambique tem potencial mas continua a crescer muito pouco e precisa de acelerar o seu ritmo de crescimento. Quem o diz é o responsável do Fundo Monetário Internacional para o país que acrescenta ainda que o país precisa de pôr em prática políticas económicas que passam pela contenção da dívida pública.

Moçambique registou um défice fiscal na ordem dos 8 por cento, em 2017, uma melhoria mas ainda muito acima da média na África Subsaariana. A acrescentar a isso o país está ao nível do sobre-endividamento insustentátel.

Para Ari Aisen as apostas passam por continuar "com o ajustamento fiscal, para um relaxamento mais rápido da política monetária, e apoiar a redução do crédito". Ajuste que não pode pôr em causa os setores mais vulneráveis.

A questão principal prende-se com a crise da Dívida moçambicana. O responsável do FMI diz que o país deve continuar a negociar com os credores internacionais a reestruturação da divida pública. O objetivo é torná-la sustentável. Deve ainda prosseguir com as reformas estruturais que permitam uma melhoria dn ambiente de negócios.

 

De acordo com Ari Aisen o crescimento do país tem seguido tendência de descida. Em 2015 o PIB do país cresceu 6,6 por cento, em 2016 era de 3,7 por cento, para este ano prevê-se um crescimento de 3%.

A estagnação do crédito ao sector privado, segundo o mesmo representante, é um dos motores que leva à desaceleração do crescimento do país do FMI. O crédito ao governo aumentou, significativamente, desde 2017. Já o crédito ao setor privado diminuiu. 

 

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019