No final de uma visita a Maputo o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional em para Moçambique defendeu aumentos salariais. Em Maputo, o responsável do FMI esclareceu que o incremento, para o próximo ano, deve rondar os 5,5 por cento, nos salários mais baixos, e os dois por cento para os moçambicanos que vão ganhar, no próximo ano, ordenados mais elevados. Ainda assim, aumentos abaixo da inflação projetada, frisou Ricardo Velloso. O aumento salarial deve, segundo o responsável do FMI, estar em linha com a previsão de inflação, ou seja, 5,5 por cento.

O país, de acordo com a mesma fonte, tem o rácio entre os salários e o Produto Interno Bruto, mais alto da África Austral, ou seja, 11 por cento. Portanto, e para que o peso dos salários não seja prejudicial ao crescimento do país, é preciso abrir espaço ao financiamento por parte do setor privado e a despesa tem de ser feita em áreas prioritárias. É preciso, também, continuar a controlar a despesa, limitando as contratações no setor do Estado e deslocalizando funcionários públicos para os setores onde há mais carência.

Desde 2016 que Moçambique enfrenta uma crise económica derivada, e entre outros fatores, dos desastres naturais que assolaram o país, associados à queda dos preços das matérias-primas, no mercado internacional, e à crise daquelas que ficaram conhecidas como "dívidas escondidas" pelas empresas públicas, mais de dois mil milhões de euros.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Ao terceiro jogo angolanas ganham e Brasileiras perdem no Mundial de Andebol feminino

A terceira jornada da fase de grupos da competição ditou a p...

Geral    04 dezembro 2019

Primeiro-Ministro de Timor defende Orçamento Geral do Estado

Taur Matan Ruak considera que a despesa inscrita no document...

Timor-Leste    03 dezembro 2019

Governo estuda privatização do Banco do Brasil

A proposta está a ser elaborada pelo Ministério da Economia ...

Brasil    03 dezembro 2019

Sortes diferentes para angolanas e brasileiras no Mundial de Andebol

Na segunda jornada da prova, as representantes de Angola per...

Geral    03 dezembro 2019

Portugal vence Mundial de Futebol de Praia

É a terceira vez que a selecção lusa concretiza esse objecti...

Portugal    02 dezembro 2019