A doença, que afecta sobretudo o gado bovino do país, estendeu-se às Províncias de Inhambane e Manica. Até aqui, o mal estava circunscrito às regiões de Nampula, Tete, Gaza e Maputo. Agora há registos da febre nos Distritos de Panda, em Inhambane, bem como em Guru e Sussundenga, em Manica.

A circulação de bovinos, caprinos, ovinos e suínos – proveniente das províncias afectadas – está proibida desde Junho. Também se encontra interditado o abate de animais e a sua comercialização. Na altura, as autoridades veterinárias do país anunciaram que iam monitorizar a doença e desenvolver operações de fiscalização nas estradas, a fim de a controlar.

Um mês depois, o Governo divulgou o lançamento de um programa de vacinação nas Províncias atingidas pela febre aftosa, uma campanha que deveria abranger cerca de 400 mil bovinos.

De acordo com o executivo a operação foi efectuada ao longo da fronteira, nas Províncias de Tete, Manica, Gaza e Maputo.

Agora, Ministério da Agricultura de Moçambique vem assumir o alastramento da doença, considerando que as medidas propostas pelo Governo estão a ser negligenciadas, anunciando o estabelecimento de comités de emergência com o propósito de  coordenar as acções de vigilância e desenvolver as medidas decretadas.

O surto da febre eclodiu, em Maio, nos distritos de Mogovolas, em Nampula, Angónia e Changara, em Tete, e Limpopo e Bilene, em Gaza.

A epidemia afecta igualmente os países vizinhos de Moçambique, nomeadamente o Maláui, Zâmbia, Botsuana e Zimbabué. 

O Governo moçambicano, em coordenação com as autoridades desses países, pretende criar “um cordão de protecção” na fronteira.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Ao terceiro jogo angolanas ganham e Brasileiras perdem no Mundial de Andebol feminino

A terceira jornada da fase de grupos da competição ditou a p...

Geral    04 dezembro 2019

Primeiro-Ministro de Timor defende Orçamento Geral do Estado

Taur Matan Ruak considera que a despesa inscrita no document...

Timor-Leste    03 dezembro 2019

Governo estuda privatização do Banco do Brasil

A proposta está a ser elaborada pelo Ministério da Economia ...

Brasil    03 dezembro 2019

Sortes diferentes para angolanas e brasileiras no Mundial de Andebol

Na segunda jornada da prova, as representantes de Angola per...

Geral    03 dezembro 2019

Portugal vence Mundial de Futebol de Praia

É a terceira vez que a selecção lusa concretiza esse objecti...

Portugal    02 dezembro 2019