O risco de fome verifica-se nas regiões Norte e Sul, bem como no Oeste do território moçambicano. Respectivamente, nas Províncias de Cabo Delgado, Gaza, Inhambane e Tete.

Nas três últimas, a situação resulta da seca, que provou fracas colheitas. Em Cabo Delgado, a carência decorre da instabilidade provocada por grupos armados. No resto do país a insegurança alimentar regista “riscos mínimos”.

Estes dados estão no último relatório da Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome.

Nas Províncias de Gaza, Inhambane e Tete a situação é de crise. Segundo o estudo numa escala de um a cinco, o risco de fome encontra-se no nível três. Nos referidos territórios as colheitas foram fracas ou não ocorreram. A agricultura, bem como a pecuária, foram afectadas pela falta de chuva. A ausência de pluviosidade deve manter-se a médio prazo, agravando a disponibilidade de alimento e a fome.

No Norte do país, a situação decorre da presença de bandos armados que estão a provocar a deslocação das populações e, como consequência, o abandono do cultivo das terras e da criação de animais.

Segundo a Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome, a falta de alimentos passou de risco mínimo para uma situação de stress nas zonas de acção dos criminosos.

O risco de fome pode passar do nível dois a três, numa escala de um a cinco, no litoral de Cabo Delgado, se os ataques continuarem.

A maioria da população moçambicana pratica uma agricultura de subsistência, tirando das suas lavras os alimentos que comem, daí que tenham grande impacto alimentar quaisquer crises se segurança ou climáticas.

 

Comentar

Comentários   

0 # Stevkabeak 19-11-2019 13:35
Sexpill Levitra 9 Dollars Walmart cialis prices Can You Take Amoxicillin With Aspirin Donde Comprar Cialis Foro Discount Worldwide Online Progesterone 100mg Menopause Secure Ordering
Responder | Responder com citação | Citar
{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019

Ponte desaba no Norte de Moçambique

A queda da infraestrutura deixa milhares de pessoas isoladas...

Moçambique    28 dezembro 2019

Autoridades portuguesas desmantelam rede de imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desarticulou um grupo...

Portugal    22 dezembro 2019