As próprias autoridades moçambicanas admitem a existência de casos de roubo de alimentos e donativos. Perante este quadro e preocupado com as reacções internacionais, o Governo apressou-se a prometer fiscalização apertada, bem como a punição dos criminosos.

Por outro lado, a Assembleia de Moçambique aprovou um grupo de trabalho, integrando deputados de todos os partidos com assento parlamentar, para verificar a transparência na ajuda às vítimas.

Esta iniciativa ocorre depois de o Presidente da República ter ordenado a criação de comissão independente para organizar o processo de distribuição de mantimentos aos deslocados vítimas do ciclone.

Há mais de uma semana que estão a chegar a Moçambique donativos em dinheiro e aviões carregados com bens de primeira necessidade, mas esta ajuda perde-se nos aeroportos e não chega a muitas das populações afectadas pelo Ciclone Idai, em particular as rurais.

Nestas circunstâncias, moçambicanos defendem que a organização e o controlo da ajuda internacional deveria ser feita pelos próprios países doadores e ou pelas Nações Unidas.

Peritos estrangeiros encontram-se na Beira para perceber o nível de destruição e planificar os investimentos de acordo com as necessidades.

Mais de um milhão de moçambicanas foram afectadas pela passagem daquela tempestade tropical, a maioria carecendo de ajuda efectiva urgente.

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

João Lourenço quer reduzir contratação de estrangeiros

Ainda durante a visita de João Lourenço à Rússia, e num enco...

Angola    06 abril 2019

Detido ex-Ministro do anterior Governo de São Tomé

A acção da Polícia Judiciária ocorreu o titular da pasta das...

São Tomé e Príncipe    04 abril 2019

Donativos desviados das populações moçambicanas afectadas pela tempestade

As próprias autoridades moçambicanas admitem a existência de...

Moçambique    03 abril 2019

Trinta por cento dos jovens cabo-verdianos dedicam-se ao ócio

Este grupo etário é o mais afectado pelo desemprego no país...

Cabo Verde    03 abril 2019

Cabo Verde recebe primeiro "Triangle Trail"

Cabo Verde recebe o primeiro "Triangle Trail". O evento real...

Cabo Verde    03 abril 2019