As próprias autoridades moçambicanas admitem a existência de casos de roubo de alimentos e donativos. Perante este quadro e preocupado com as reacções internacionais, o Governo apressou-se a prometer fiscalização apertada, bem como a punição dos criminosos.

Por outro lado, a Assembleia de Moçambique aprovou um grupo de trabalho, integrando deputados de todos os partidos com assento parlamentar, para verificar a transparência na ajuda às vítimas.

Esta iniciativa ocorre depois de o Presidente da República ter ordenado a criação de comissão independente para organizar o processo de distribuição de mantimentos aos deslocados vítimas do ciclone.

Há mais de uma semana que estão a chegar a Moçambique donativos em dinheiro e aviões carregados com bens de primeira necessidade, mas esta ajuda perde-se nos aeroportos e não chega a muitas das populações afectadas pelo Ciclone Idai, em particular as rurais.

Nestas circunstâncias, moçambicanos defendem que a organização e o controlo da ajuda internacional deveria ser feita pelos próprios países doadores e ou pelas Nações Unidas.

Peritos estrangeiros encontram-se na Beira para perceber o nível de destruição e planificar os investimentos de acordo com as necessidades.

Mais de um milhão de moçambicanas foram afectadas pela passagem daquela tempestade tropical, a maioria carecendo de ajuda efectiva urgente.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Cabo Verde primeiro país africano a aderir à descarbonização dos transportes

A cerimónia de adesão à referida Aliança decorreu hoje, 24 d...

Cabo Verde    24 abril 2019

Tribunal reduz pena a Lula da Silva

O Superior Tribunal de Justiça do Brasil decidiu passar de 1...

Brasil    24 abril 2019

Aprovada proposta de lei para criação de autarquias em Angola

Foi aprovada, pelo Parlamento angolano, na generalidade, a p...

Angola    23 abril 2019

Presidente de Moçambique na China

Filipe Nyusi está, em Pequim, para participar no segundo Fór...

Moçambique    22 abril 2019

Países lusófonos entre a boa e a difícil situação no que toca a liberdade de imprensa

Portugal subiu dois lugares na classificação dos Repórteres ...

Geral    22 abril 2019