As autoridades moçambicanas colocaram as Províncias de Cabo Delgado e Nampula em alerta vermelho, devido à proximidade do Ciclone Kenneth. A meteorologia moçambicana calcula que a tempestade comece a fazer-se sentir, a partir de amanhã, e durante dois dias. O organismo prevê chuva intensa, vento forte e trovoada com violentas descargas eléctricas.

O Instituto de Gestão das Calamidades de Moçambique espera que o previsto mau tempo não atinja as proporções do Ciclone Idai que provocou centenas de mortos e milhares de desalojados no Centro de Moçambique, em meados do mês passado.

No entanto, indica possíveis inundações nas cidades de Pemba, Nacala-Porto e Nacala-a-velha e a possibilidade de ocorrência de cheias nas bacias do Rovuma, Messalo, Montepuez, Megaruma e Lúrio.

A navegação no Canal de Moçambique poderá também vir a ser afectada pelo aumento da agitação do mar e pela redução da visibilidade devido à chuva.

Nestas circunstâncias, o Centro Operativo de Emergência recomenda a retirada da população das zonas de risco de inundações, bem como o reforço da cobertura das casas e o estacionamento das viaturas em locais protegidos.

A tempestade, resultado de sistema de baixas pressões formado na região norte do Madagáscar, deve atingir também o extremo sul da vizinha Tanzânia.

 

Foto: Nasa

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Ciclone semeou a destruição na Ilha moçambicana de Ibo

A tempestade tropical arrasou a maioria das casas daquele pa...

Moçambique    02 maio 2019

Português celebrado durante uma semana em Timor

A iniciativa, que decorre sob o lema – Língua, Pessoas, Ocea...

Timor-Leste    02 maio 2019

Linhas aéreas angolanas retomam ligação a Cabo Verde

A TAAG recomeçou, hoje, 29 de Abril, os voos de Luanda para ...

Cabo Verde    29 abril 2019

Angola conquista terceiro lugar na CAN de Sub-17

Os Palanquinhas vencerem a Nigéria por duas bolas a uma, arr...

Angola    27 abril 2019

Angola falha final da CAN de sub-17

Os Palanquinhas não lograram vencer os camaroneses nas meias...

Angola    24 abril 2019