O Tribunal Superior de Gauteng considera que, “após ouvir e analisar os argumentos das partes”, concluiu “que não existe perspectiva razoável de uma outra instância” judicial “chegar a uma conclusão diferente” da sua.

Aquele Juízo de Joanesburgo decidira anuir ao pedido das autoridades dos Estados Unidos para que Manuel Chang seja julgado, em Nova Iorque, por crimes de corrupção e fraude.

Na sequência da deliberação, o Ministro da Justiça da África do Sul, a solicitação do Governo de Moçambique, optou pela extradição, do ex-Ministro das Finanças moçambicano, para o seu país.

Agora, os executivos dos dois Estados pretendiam que outro Tribunal Superior, “mantivesse a extradição do detido para Moçambique, conforme decisão do Governante sul-africano, pretensão rejeitada pela judicatura Superior de Gaudeng.

Através do seu representante, o Governo moçambicano já anunciou que vai recorrer, da decisão, para o Tribunal Supremo de Recurso da África do Sul.

Estas iniciativa visa impossibilitar o julgamento de Manuel Chang nos Estados Unidos.

Manuel Chang foi detido, pela Polícia sul-africana, há quase um ano, no Aeroporto Internacional de Joanesburgo, quando se dirigia para o Dubai.

O ex-governante é aguardado para julgamento, em Nova Iorque, por presumível envolvimento em burla internacional, estimada em perto de dois mil milhões de euros.

O mandado de captura, bem como o pedido de extradição emitido pelas autoridades dos Estados Unidos, tem como base o papel de Manuel Chang nos avales de criação das Empresas Públicas de segurança marítima e pescas envolvidas no escândalo das dívidas ocultas.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019

Autoridades portuguesas desmantelam rede de imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desarticulou um grupo...

Portugal    22 dezembro 2019

Pesticidas fatais para abelhas predominantes em fruta e hortaliças do Brasil

A Agência de Vigilância Sanitária verificou que mais de meta...

Brasil    21 dezembro 2019

Estado angolano procura resgatar milhões de euros

A verba – estimada em perto de seis mil milhões de euros – f...

Angola    20 dezembro 2019

Parlamentares recusam participar na contenção da despesa pública de Timor

A maioria dos deputados rejeitou a proposta, feita pelo Gove...

Todas as Notícias    15 dezembro 2019