A Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, recebe, de sete de fevereiro a 13 de maio a exposição "Em demanda da biblioteca de Fernão de Magalhães". Uma mostra que retrata aquele que é, "provavelmente um dos mais célebres navegadores portugueses de todos os tempos, pela sua ligação à primeira viagem de circumnavegação do globo terrestre", escreve o organismo no seu portal na internet. 

"A passagem do quinto centenário do início desta histórica viagem pareceu uma boa oportunidade para desenvolver um inquérito sobre as leituras que teriam fundamentado o projeto do navegador português. A ideia de rumar ao arquipélago de Maluco pela via do poente deveria ter-se baseado em cuidadas leituras de guias náuticos, roteiros, tratados geográficos e relatos de viagens. Contudo, Magalhães não deixou grandes vestígios textuais, pois dele apenas se conhecem algumas cartas e memorandos em letra que aparenta ser de homem culto, mas que não incluem referências de natureza bibliográfica. E apenas há notícias certas de ter possuído um único livro. Assim, a designação «em demanda da biblioteca de Fernão de Magalhães» pareceu uma apropriada descrição para uma indagação sobre os livros que o navegador lusitano poderia ter possuído ou compulsado durante a preparação do seu projeto", lê-se no referido sítio.

A exposição tem como foco a preparação da viagem de circumnavegação, através de textos, roteiros náuticos, descrições geográficas e relatos de viagem que o navegador luso terá utilizado para planear esta grande empresa. Na mostra pode ver-se umas das primeiras edições do "Itinerario", de Ludovico de Varthema que Fernão de Magalhães teria consigo quando foi recebido pelo rei de Espanha, Carlos I, em 1518; uma edição espanhola do livro de Marco Polo, publicada em Sevilha em 1518, cidade onde vivia, na altura o navegador e o "Almanach perpetuum", de 1496, que terá sido também muito útil para os pilotos da armada de Magalhães.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Papa Francisco apela à união em Moçambique

Foi frente a cerca de 80 mil fiéis, num dia de chuva, que o ...

Moçambique    07 setembro 2019

Papa encoraja jovens moçambicanos a serem tenazes

Francisco lembrou, a propósito, a figura de Eusébio. No enco...

Moçambique    06 setembro 2019

Guiné-Bissau e Moçambique vencem jogo de apuramento para o Mundial

Ambas as selecções ganharam por uma bola a zero no terreno d...

Geral    06 setembro 2019

Papa já está em Moçambique

Francisco chegou ontem a Maputo, tendo sido recebido em ambi...

Moçambique    05 setembro 2019

Presidente da América do Sul vão apelar à protecção da Amazónia

Chefes de Estado da região preparam, para amanhã, o lançamen...

Brasil    05 setembro 2019