Foi num encontro no Brasil que os dados foram dados a conhecer. O processo de recenseamento automático, promovido pelo governo português, permitiu, pela primeira vez, compreender a realidade do número de portugueses, aptos a votar, e que vivem no estrangeiro, um milhão quatrocentos e cinquenta mil. Os números anteriores davam conta de apenas 318 mil pessoas recenseadas.

Foi durante a visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, ao país e no âmbito dos "Diálogos com as Comunidades: Leis Eleitorais + Participação", que as contas foram apresentadas. Só no Rio de Janeiro e em São Paulo, o número de portugueses recenseados aumentou mais 72 mil.

O evento serviu como forma de esclarecimento das comunidades lusas no país. As alterações à Lei Eleitoral, aprovadas em julho de 2018, pela Assembleia da República portuguesa, permitiram o recenseamento automático, mas facultativo, dos portugueses no estrangeiro, pessoas com dupla nacionalidade, residentes no estrangeiro, passam também agora a poder candidatar-se a deputados. Há outras novidades como a possibilidade de os eleitores pedirem a abertura de mesas de voto nas cidades onde residem. 

De acordo com dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros português nas últimas eleições Legislativas votaram apenas 28 mil cidadãos residentes no estrangeiro. 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019