É em Cabo Verde que o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-ministro, António Costa, vão celebrar o 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades. Uma celebração que decorrerá durante dois dias e na qual participará também o ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho, o da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e o jogador de futebol Eliseu, que fez parte da seleção que venceu o campeonato da Europa, em 2016.

A 10 de junho acontecerá um encontro com a comunidade lusa na Escola Portuguesa da cidade da Praia. No dia 11, durante a manhã, o chefe de Estado e o de governo deslocam-se à Ilha de São Vicente onde visitarão uma exposição de arte africana e encontrar-se-ão com jovens desportistas. À tarde, acontece na Praça Amílcar Cabral um desfile das tropas de Cabo Verde, acompanhadas por uma representação das Forças Armadas de Portugal. As celebrações fecham com mais um encontro com a comunidade portuguesa que reside nesta ilha.

Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, estará em Pequim no Dia de Portugal, no âmbito do Festival Cultura Portuguesa na China, que inclui um concerto pela Orquestra Sinfónica Nacional da China, dirigida pela maestrina portuguesa Joana Carneiro e com atuação da soprano Elisabete de Matos, também de Portugal. A detentora da pasta da Cultura inaugurará ainda, na Biblioteca Nacional de Pequim, a exposição "Histórias da Torre do Tombo/Chapas Sínicas".

São vários os países, pelo mundo, que celebram a data e recebem a vista de membros do governo português entre eles Moçambique, Brasil, Itália, Bélgica, França, Reino Unido, Suiça, Canadá e África do Sul.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Papa Francisco apela à união em Moçambique

Foi frente a cerca de 80 mil fiéis, num dia de chuva, que o ...

Moçambique    07 setembro 2019

Papa encoraja jovens moçambicanos a serem tenazes

Francisco lembrou, a propósito, a figura de Eusébio. No enco...

Moçambique    06 setembro 2019

Guiné-Bissau e Moçambique vencem jogo de apuramento para o Mundial

Ambas as selecções ganharam por uma bola a zero no terreno d...

Geral    06 setembro 2019

Papa já está em Moçambique

Francisco chegou ontem a Maputo, tendo sido recebido em ambi...

Moçambique    05 setembro 2019

Presidente da América do Sul vão apelar à protecção da Amazónia

Chefes de Estado da região preparam, para amanhã, o lançamen...

Brasil    05 setembro 2019