Jorge Fonseca conquistou o primeiro título mundial de Judo para Portugal. O judoca, nascido em São Tomé e Príncipe, vence o russo Niyaz Ilyasov na final da categoria de -100kg. Numa prova que decorreu na capital japonesa, Tóquio.

O judoca do Sporting Clube de Portugal, de 26 anos, que nasceu em São Tomé e Príncipe acabou por beneficiar de um terceiro Shido, ou seja uma terceira penalização, sofrida pelo seu adversário, que lhe deu o título mundial de Judo, na sua categoria. 

Nas meias-finais Jorge Fonseca tinha derrotado Elmar Gasimov, vice-campeão olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, por waza-ari. Nos quartos tinha-se imposto a Varlam Liparteliani, por ippon.

Um dia antes, outra portuguesa, Bárbara Timo, já fazia história ao conquistar a medalha de prata na categoria de -70kg. A judoca lusa foi derrotada apenas pela francesa Marie Eve Gahie, na final da prova, por ippon.

Patrícia Sampaio, nos -78kg, ainda foi repescada mas mas caiu frente à brasileira Mayra Aguiar, que conseguiu o bronze na categoria.

Já Telma Monteiro não chegou sequer à fase de repescagem. Acabou derrotada pela brasileira Rafaela Silva no terceiro combate. A atleta canarinha chegou às meias-finais e subiu ao terceiro lugar do pódio. Outra brasileira, Maria Suelen Altheman, chegou também às semi-finais mas acabou derrotada.

 

(Foto: IJF - International Judo Federation - @judo)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Papa Francisco apela à união em Moçambique

Foi frente a cerca de 80 mil fiéis, num dia de chuva, que o ...

Moçambique    07 setembro 2019

Papa encoraja jovens moçambicanos a serem tenazes

Francisco lembrou, a propósito, a figura de Eusébio. No enco...

Moçambique    06 setembro 2019

Guiné-Bissau e Moçambique vencem jogo de apuramento para o Mundial

Ambas as selecções ganharam por uma bola a zero no terreno d...

Geral    06 setembro 2019

Papa já está em Moçambique

Francisco chegou ontem a Maputo, tendo sido recebido em ambi...

Moçambique    05 setembro 2019

Presidente da América do Sul vão apelar à protecção da Amazónia

Chefes de Estado da região preparam, para amanhã, o lançamen...

Brasil    05 setembro 2019