O aeroporto de Bali reabriu às 15h, hora local, 6h da manhã em Lisboa, mas quase nenhum voo saiu da ilha, a maioria voltou a ser cancelado. Às 08h41, hora de Lisboa, de quarta-feira, apenas um voo tinha saído, com atraso, em direção a Jacarta, a capital indonésia. Os restantes estavam cancelados. Nenhum voo aterrou na famosa ilha turística, segundo informação na página na internet do Aeroporto Internacional de Bali.

O aeroporto esteve fechado durante três dias. A decisão de reabri-lo, apesar de se falar em mais 24h de encerramento, deve-se ao facto de as cinzas, relacionadas com a atividade do vulcão Agung, terem mudado de direção. Nos últimos dias quase meio milhar de voos foram cancelados, 60 mil de passageiros continuam retidos neste aeroporto.

As autoridades indonésias tinham decretado, ontem, alerta vermelho, para Bali, devido ao risco de erupção deste vulcão. Até aqui eram cinzas e uma imensa nuvem de fumo, até seis quilómetros de altura, que levou ao cancelamento de dezenas de voos, agora a lava pode começar a sair da cratera do vulcão, dizem as autoridades locais. Vários aeroportos da região foram encerrados, entre eles o de Bali, enquanto se espera que o Agung entre em erupção.

Cerca de 100.000 pessoas terão sido já foram retiradas das áreas ameaçadas, enquanto o Centro Nacional de Vulcanologia da Indonésia amplia a zona de exclusão e esclarece que o número de habitantes locais que serão obrigados a deixar tudo para trás poderá aumentar. 

A última vez que Monte Agung entrou em erupção foi em 1963, e fez mais de um milhar de mortos e devastou aldeias inteiras.

 

(Foto: https://www.baliairport.com/)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Luto Nacional em Cabo Verde por morte do 1º bispo cabo-verdiano

O governo de Cabo Verde decretou dois dias de Luto Nacional ...

Cabo Verde    19 junho 2019

Cimeira de Negócios Estados Unidos e África decorre em Maputo

A iniciativa vai de hoje a sexta-feira, envolvendo delegaçõe...

Moçambique    18 junho 2019

Fim da crise política na Guiné-Bissau?

A poucos dias do final do seu mandato, enquanto presidente d...

Guiné-Bissau    18 junho 2019

Corrupção e novos rostos no VII Congresso Extraordinário do MPLA

O VII Congresso Extraordinário do MPLA terminou com novidade...

Angola    18 junho 2019

Portugal entre os países mais seguros do mundo e da Lusofonia

Portugal é considerado, pelo Global Peace Index 2019, como o...

Portugal    15 junho 2019