O aeroporto de Bali reabriu às 15h, hora local, 6h da manhã em Lisboa, mas quase nenhum voo saiu da ilha, a maioria voltou a ser cancelado. Às 08h41, hora de Lisboa, de quarta-feira, apenas um voo tinha saído, com atraso, em direção a Jacarta, a capital indonésia. Os restantes estavam cancelados. Nenhum voo aterrou na famosa ilha turística, segundo informação na página na internet do Aeroporto Internacional de Bali.

O aeroporto esteve fechado durante três dias. A decisão de reabri-lo, apesar de se falar em mais 24h de encerramento, deve-se ao facto de as cinzas, relacionadas com a atividade do vulcão Agung, terem mudado de direção. Nos últimos dias quase meio milhar de voos foram cancelados, 60 mil de passageiros continuam retidos neste aeroporto.

As autoridades indonésias tinham decretado, ontem, alerta vermelho, para Bali, devido ao risco de erupção deste vulcão. Até aqui eram cinzas e uma imensa nuvem de fumo, até seis quilómetros de altura, que levou ao cancelamento de dezenas de voos, agora a lava pode começar a sair da cratera do vulcão, dizem as autoridades locais. Vários aeroportos da região foram encerrados, entre eles o de Bali, enquanto se espera que o Agung entre em erupção.

Cerca de 100.000 pessoas terão sido já foram retiradas das áreas ameaçadas, enquanto o Centro Nacional de Vulcanologia da Indonésia amplia a zona de exclusão e esclarece que o número de habitantes locais que serão obrigados a deixar tudo para trás poderá aumentar. 

A última vez que Monte Agung entrou em erupção foi em 1963, e fez mais de um milhar de mortos e devastou aldeias inteiras.

 

(Foto: https://www.baliairport.com/)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Um milhão de euros para apoiar Presidenciais guineenses

A União Europeia vai apoiar a realização das eleições Presid...

Guiné-Bissau    02 outubro 2019

Prata para Portugal nos Mundiais de Atletismo

O atleta português João Vieira, de 43 anos, conquistou a med...

Portugal    01 outubro 2019

Empresa internacionais deixam de comprar produtos brasileiros

Entre essas firmas, encontram-se as marcas Timberland, Vanda...

Brasil    29 setembro 2019

Seca agrava-se no Sul de Angola

A falta de chuva está a afectar mais de dois milhões de pess...

Angola    27 setembro 2019

Pesticidas matam milhões de abelhas no Brasil

São milhões os enxames que desapareceram no sul do país. A r...

Brasil    25 setembro 2019