A cerimónia de posse do Executivo chefiado por Jorge Bom Jesus está a decorrer no Palácio Presidencial, tendo começado às 11 horas locais. O Governo, saído das últimas Eleições Legislativas, resulta de acordo envolvendo o MLSTP/PSD e a coligação PCD-UDD-MDFM.

Aquela entidade vai contar com doze Ministérios e duas Secretarias de Estado. O Primeiro-Ministro escolheu caras novas para a maioria dos gabinetes. Em funções governativas estreiam-se Osvaldo Vaz, economista e antigo director da Empresa Nacional de Combustíveis, que vai tutelar o Ministério do Planeamento, Finanças e Economia, Francisco Ramos, agrónomo e ex-Presidente da Cooperativa da Pimenta e Baunilha, foi nomeado para a pasta da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

Assumem também, pela primeira vez, funções governativas Wuando Castro, Ministro da Presidência do Conselho de ministros e Assuntos Parlamentares; Adlander Matos, Ministro do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional; Vinicius de Pina, Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e Eugénio Graça, Secretário de Estado do Comércio e Indústria.

Repetem funções governativas, Óscar Sousa, Osvaldo Abreu, Edgar Neves,  Adelino Lucas e Elsa Pinto. O primeiro regressa à Defesa e Ordem, o segundo  às Obras Públicas e Infra-Estruturas, Recursos Naturais e Ambiente e o terceiro à Saúde. Adelino Lucas reassume a Secretaria de Estado da Comunicação, enquanto Elsa Pinto volta a funções executivas mas para uma nova pasta, a dos Negócios Estrangeiros.

A antiga Ministra da Justiça é uma das quatro mulheres indicadas para o Governo. As outras são Ivete Correia, Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos; Julieta Rodrigues, Educação e Ensino Superior e Maria Lavres, Turismo, Cultura, Comércio e Indústria.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente moçambicano vai condecorar veteranos da luta pela libertação

Filipe Nyusi anunciou, no sábado, na Praça dos Heróis Moçamb...

Todas as Notícias    03 fevereiro 2019

Museu do Campo de Concentração do Tarrafal recebe 9000 visitas

Foram 22096 as pessoas que visitaram, em 2018, os museus de ...

Cabo Verde    03 fevereiro 2019

Luanda recebe navios encomendados por José Eduardo dos Santos

Chegaram a Angola seis dos 17 navios patrulha encomendados, ...

Angola    02 fevereiro 2019

Cinco partidos da Guiné-Bissau assinam acordo eleitoral

O entendimento, envolvendo PAIGC, PCD, PND, UN e PUN visa, e...

Guiné-Bissau    01 fevereiro 2019

Desastres como os de Mariana e Brumadinho podem repetir-se no Brasil

No país, mais de 700 barragens apresentam risco de ruptura c...

Brasil    01 fevereiro 2019