A cerimónia de posse do Executivo chefiado por Jorge Bom Jesus está a decorrer no Palácio Presidencial, tendo começado às 11 horas locais. O Governo, saído das últimas Eleições Legislativas, resulta de acordo envolvendo o MLSTP/PSD e a coligação PCD-UDD-MDFM.

Aquela entidade vai contar com doze Ministérios e duas Secretarias de Estado. O Primeiro-Ministro escolheu caras novas para a maioria dos gabinetes. Em funções governativas estreiam-se Osvaldo Vaz, economista e antigo director da Empresa Nacional de Combustíveis, que vai tutelar o Ministério do Planeamento, Finanças e Economia, Francisco Ramos, agrónomo e ex-Presidente da Cooperativa da Pimenta e Baunilha, foi nomeado para a pasta da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

Assumem também, pela primeira vez, funções governativas Wuando Castro, Ministro da Presidência do Conselho de ministros e Assuntos Parlamentares; Adlander Matos, Ministro do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional; Vinicius de Pina, Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e Eugénio Graça, Secretário de Estado do Comércio e Indústria.

Repetem funções governativas, Óscar Sousa, Osvaldo Abreu, Edgar Neves,  Adelino Lucas e Elsa Pinto. O primeiro regressa à Defesa e Ordem, o segundo  às Obras Públicas e Infra-Estruturas, Recursos Naturais e Ambiente e o terceiro à Saúde. Adelino Lucas reassume a Secretaria de Estado da Comunicação, enquanto Elsa Pinto volta a funções executivas mas para uma nova pasta, a dos Negócios Estrangeiros.

A antiga Ministra da Justiça é uma das quatro mulheres indicadas para o Governo. As outras são Ivete Correia, Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos; Julieta Rodrigues, Educação e Ensino Superior e Maria Lavres, Turismo, Cultura, Comércio e Indústria.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Pódios para surfistas brasileiros e portuguesa invisuais na Califórnia

Tem apenas 13 anos, chama-se Marta Jordão Paços e conquistou...

Geral    17 dezembro 2018

CPLP não pode ser vista como uma "comunidade de românticos"

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, tem de a...

Angola    17 dezembro 2018

São Vicente quer TACV a voar para a Ilha

Mais de mil pessoas marcharam, no Mindelo, pela reposição do...

Cabo Verde    17 dezembro 2018

Secretário-geral da OPEP visita Angola

A deslocação, de dois dias, contempla reuniões com o Preside...

Angola    17 dezembro 2018

UNITA exige mais no combate à corrupção em Angola

Para o principal partido da oposição o que o Presidente ango...

Angola    16 dezembro 2018