O novo governo de São Tomé e Príncipe tomou posse esta manhã no Palácio Presidencial. Numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado do país, Evaristo Carvalho. O executivo, "tirado a ferros", nasce do acordo envolvendo o MLSTP/PSD e a coligação PCD-UDD-MDFM e é chefiado Jorge Bom Jesus que sucede a Patrice Trovoada. No seu primeiro discurso enquanto chefe do executivo Jorge Bom Jesus afirmou que a primeira tarefa do seu governo será fazer, nas próximas semanas, o "diagnóstico público" da situação do país, "dar a conhecer a todos a realidade" que herdam do anterior executivo. Garantindo que o objetivo não é "culpabilizar ninguém".

O novo executivo conta com doze ministros e dois secretários de Estado, na sua maioria caras novas. Estreiam-se Osvaldo Vaz, economista e antigo director da Empresa Nacional de Combustíveis, no Ministério do Planeamento, Finanças e Economia Azul; Francisco Ramos, agrónomo e ex-Presidente da Cooperativa da Pimenta e Baunilha, nomeado para a pasta da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural.

Assumem também, pela primeira vez, funções governativas Wuando Castro, Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares; Adlander Matos, Ministro do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional; Vinicius de Pina, Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e Eugénio Graça, Secretário de Estado do Comércio e Indústria.

Repetem funções Óscar Sousa, Osvaldo Abreu, Edgar Neves, Adelino Lucas e Elsa Pinto. O primeiro regressa à Defesa e Ordem, o segundo às Obras Públicas e Infra-Estruturas, Recursos Naturais e Ambiente e o terceiro à Saúde. Adelino Lucas reassume a Secretaria de Estado da Comunicação, enquanto Elsa Pinto volta a funções executivas mas para uma nova pasta, a dos Negócios Estrangeiros.

A antiga Ministra da Justiça é uma das quatro mulheres indicadas para o Governo. As outras são Ivete Correia, Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos; Julieta Rodrigues, Educação e Ensino Superior e Maria Lavres, Turismo, Cultura, Comércio e Indústria.

 

(Foto: @jorgebomjesus.stp)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Luto Nacional em Cabo Verde por morte do 1º bispo cabo-verdiano

O governo de Cabo Verde decretou dois dias de Luto Nacional ...

Cabo Verde    19 junho 2019

Presidenciais agendadas para 24 de novembro na Guiné-Bissau

O Presidente da República da Guiné-Bissau agendou, para 24 d...

Guiné-Bissau    19 junho 2019

Cimeira de Negócios Estados Unidos e África decorre em Maputo

A iniciativa vai de hoje a sexta-feira, envolvendo delegaçõe...

Moçambique    18 junho 2019

Fim da crise política na Guiné-Bissau?

A poucos dias do final do seu mandato, enquanto presidente d...

Guiné-Bissau    18 junho 2019

Corrupção e novos rostos no VII Congresso Extraordinário do MPLA

O VII Congresso Extraordinário do MPLA terminou com novidade...

Angola    18 junho 2019