Dar um novo impulso à cooperação entre São Tomé e Príncipe e Angola, dois países lusófonos, é o objetivo da deslocação do Primeiro-ministro são-tomense a Luanda, a sua primeira visita oficial ao estrangeiro. Jorge Bom Jesus - que se faz acompanhar dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade, Elsa Pinto, e do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Abreu - iniciou, esta terça-feira, uma visita de dois dias ao país consciente de que a relação entre os dois PALOP, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, tem vivido "altos e baixos nos últimos tempos"O chefe do executivo são-tomense falava aos jornalistas antes da partida para a capital angolana.

"(...) é um país amigo com o qual temos relações bastante profundas, históricas, políticas e culturais e vamos, precisamente, para darmos um novo impulso a essa cooperação que tem conhecido altos e baixos nos últimos tempos e que é necessário reativar", afirmou o responsável pelo governo.

As relações entre Angola e São Tomé e Príncipe viram-se crispadas devido a uma contenda sobre a cervejeira Rosema, localizada em Guadalupe, em território são-tomense, e que opõe o empresário angolano Mello Xavier e os irmãos, são-tomenses, Monteiro. A questão chegou à barra do tribunal mas com decisões judiciais contraditórias. Em maio de 2018 um juiz, em resposta a uma providência cautelar interposta pelos irmãos Monteiro, anulava o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, emitido em abril do mesmo ano, e entregava, com efeito imediato, o controlo da referida fábrica à Sociedade Irmãos Monteiro. O juiz acabou suspenso, pelo Conselho Superior dos Magistrados Judiciais, por ter ido contra uma decisão do Supremo. 

A Rosema, única cervejeira são-tomense, foi construída por alemães da antiga República Democrática da Alemanha. Nos anos 90 seria vendida, em hasta pública, pelo governo são-tomense à empresa angolana Ridux, do empresário Mello Xavier. Em 2009 um dos seus sócios interpôs um processo contra si, em Luanda, o que levou o Tribunal Marítimo da capital angolana a pedir ao Supremo Tribunal de São Tomé a penhora dos bens do empresário angolano no país. A decisão acabaria revogada pela mesma instância, mas a fábrica já estava a ser gerida pelo empresário são-tomense Domingos Monteiro.

Sobre esta complicada matéria o Primeiro-ministro são-tomense esclarece que acredita que a questão venha a ser abordada nos seus encontros com as autoridades angolanas.

 

 

Tweet

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente português faz escala na Praia a caminho de Luanda

O Presidente da República portuguesa esteve, na segunda-feir...

Geral    05 março 2019

Assassinatos diminuíram no Brasil

O decréscimo superou, no ano passado, os 13 por cento. No en...

Brasil    28 fevereiro 2019

Parlamentares da Macaronésia declaram tolerância zero ao plástico

Os presidentes das Assembleias Regionais da Madeira, Açores ...

Cabo Verde    26 fevereiro 2019

Ministério da Educação do Brasil pede a escolas que leiam carta do titular daquela pasta

Na missiva, Ricardo Vélez Rodrigues, dirigindo-se aos alunos...

Brasil    26 fevereiro 2019

Polícia angolana registou mais crimes no ano passado

O aumento foi de quase 60 por cento em comparação com os dad...

Angola    26 fevereiro 2019