Os parlamentares da ADI abandonaram ontem a Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, em solidariedade com o ex-Ministro das Finanças do Governo de Patrice Trovoada. Américo Ramos encontra-se detido desde o início de Abril, por suspeita de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e enriquecimento ilícito.

A bancada da força política que esteve no poder nas duas últimas legislaturas adoptou aquele “gesto simbólico” por crer que a prisão preventiva, estabelecida pelo Supremo Tribunal de Justiça, é um acto ilegal, dado não ter sido aduzida qualquer acusação. Neste contexto, consideram o antigo governante um preso político.

O ex-Ministro das Finanças do Governo da ADI é suspeito do desvio de mais de 40 milhões de euros, de empréstimos contraídos, pelo Estado, para a construção da cidade Administrativa de São Tomé e requalificação do Hospital Central do país.

Américo Ramos foi detido pela Polícia Judiciária a três de Abril, quando saía do edifício da Presidência da República. No dia seguinte o juiz de instrução criminal, a que foi presente, aplicou-lhe a prisão preventiva.

Há três dias, na sequência de pedido de “Habeas Corpus” apresentado pela defesa do político, o Supremo Tribunal de Justiça decidiu manter a decisão do magistrado que analisou a situação do detido.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Presidente de Timor solicita constitucionalidade de diplomas aprovados no Parlamento

Em causa está a nova formulação das Leis do Fundo Petrolífer...

Timor-Leste    13 agosto 2019

Alemanha suspende investimentos no Brasil

Na base da decisão está a política ambiental do Governo Bras...

Brasil    12 agosto 2019

Há 500 anos começava a primeira viagem de circum-navegação

Há 500 anos o português Fernão de Magalhães e o espanhol Seb...

Portugal    10 agosto 2019

Angola e Cabo Verde acordam fim da dupla tributação

Os governos de Angola e Cabo Verde assinaram, quinta-feira e...

Geral    09 agosto 2019

Umaro Sissoco Embaló é candidato às Presidenciais

O MADEM-G15, Movimento para a Alternância Democrata – G15, r...

Guiné-Bissau    09 agosto 2019