A ADI continua sem Presidente e não se entende quanto ao Congresso onde seria eleito. A reunião magna do partido estava marcada para sábado mas, a pedido do anterior líder, foi adiada sine-die, há três dias, pelo Conselho Nacional.

No entanto, a decisão não foi acatada pelo um grupo de militantes, depois de, na sexta-feira, o Presidente da Comissão Eleitoral ter garantido estarem reunidas as condições para a realização do Congresso.

Durante o encontro, os participantes elegeram, por aclamação, Agostinho Fernandes, único candidato a suceder a Patrice Trovoado na liderança daquela força política.

Agora, a Comissão Política vem apoiar a deliberação do Conselho Nacional e rejeitar o entendimento do Presidente da Comissão Eleitoral. Aquele órgão decidiu, não só, considerar ilegal a reunião electiva, como também expulsar 14 militantes que participaram na mesma. Estre aqueles estão Agostinho Fernandes e elementos da sua candidatura.

A medida tomada pela Comissão Política foi já considerada ilegal por aqueles que participaram no Congresso por não ter sido tomada pelo Conselho Nacional.

A força política na oposição está a ser dirigida por uma Comissão de Gestão desde que Patrice Trovoada deixou a sua presidência.

A Direcção eleita ontem, 25 de Maio, sustenta que a mesma não tem “legitimidade” para organizar a “Comissão Política” ou o “Conselho Nacional”, nem “deliberar sobre os militantes”, dado que as suas competências se circunscrevem à “organização do Congresso” e à “gestão administrativa do partido”, por não ser “um órgão estatutário”.

O Congresso do Partido esteve também marcado para 30 de Março, mas foi adiado, pela Comissão Política, por “atraso registado nos trabalhos preparativos”.

Na sequência da perda da maioria absoluta nas Eleições Legislativas, apresentou a demissão da ADI, encontrando-se fora do país praticamente desde essa altura.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Luto Nacional em Cabo Verde por morte do 1º bispo cabo-verdiano

O governo de Cabo Verde decretou dois dias de Luto Nacional ...

Cabo Verde    19 junho 2019

Cimeira de Negócios Estados Unidos e África decorre em Maputo

A iniciativa vai de hoje a sexta-feira, envolvendo delegaçõe...

Moçambique    18 junho 2019

Fim da crise política na Guiné-Bissau?

A poucos dias do final do seu mandato, enquanto presidente d...

Guiné-Bissau    18 junho 2019

Corrupção e novos rostos no VII Congresso Extraordinário do MPLA

O VII Congresso Extraordinário do MPLA terminou com novidade...

Angola    18 junho 2019

Portugal entre os países mais seguros do mundo e da Lusofonia

Portugal é considerado, pelo Global Peace Index 2019, como o...

Portugal    15 junho 2019