{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}
{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

O Governo de São Tomé e Príncipe decidiu criar a Polícia Judiciária. A nova corporação substitui, a partir deste ano, a Polícia de Investigação Criminal. A decisão decorre da falta de condições de funcionamento desta força policial.
 
Da sua extinção e da criação da nova estrutura, de acordo com o Plano Estratégico do Governo, vai resultar o reforço “da capacidade de prevenção do crime”, bem como o aumento da “capacidade de investigação criminal” em São Tomé.
 
Com a alteração, o executivo pretende melhorar a imagem da actual força, alvo de críticas da população por alegado envolvimento de alguns dos seus agentes em crimes.
 
Para a nova instituição vão ser selecionados agentes da Polícia Criminal e recrutados novos.
 
O Governo reconhece que a criminalidade tem aumentado, com incidência nos furtos, roubos, violência doméstica e violência sexual contra menores, bem como começam a surgir acções com contornos de crime organizado que é necessário investigar.
 
A Policia Judiciário de São Tomé vai dispor de um novo Estatuto Orgânico, que o executivo se compromete a apresentar, em breve, no Parlamento, para apreciação e votação.
 
O documento cria a nova estrutura e estabelece o seu sistema organizativo, reforçando as estruturas intermédias.
 
A corporação contará com delegações distritais e na Região Autónoma do Príncipe.
 
A nova unidade vai contar com um laboratório de investigação criminal, previsto para breve, em São Tomé.
Tweet

Comentar