A iniciativa, que decorre sob o lema – Língua, Pessoas, Oceanos – engloba debates, exposições e mostras de cinema.

A realização vai ser aproveitada para se proceder à abertura oficial – dos Cursos de Formação em Língua Portuguesa, para a melhoria da prestação de serviços.

A Semana, promovida pela Embaixada de Portugal e pelo Instituto Camões, envolve não só as autoridades timorenses como também a União Europeia e o Governo do Brasil. O projecto conta com outros parceiros, nomeadamente a Universidade de Timor, o Arquivo e Museu da Resistência Timorense, a Escola Portuguesa de Díli, a Sala de Leitura Xanana Gusmão, os Centros de Aprendizagem e Formação Escolar, bem como editoras locais.

O evento decorre de três a 10 de Maio. Amanhã, em Suai, no Centro de Aprendizagem e Formação Escolar, abre a Feira do Livro Português. À mostra e venda de obras literárias estão associados a gastronomia tradicional, a arte e o artesanato. O certame conta também com espectáculos de música, dança e poesia, bem como oficinas de português, jogos e concursos.

No sábado, dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Díli, é inaugurada a exposição de pintura do artista Bosco Alves, denominada – Alfabetização. O evento envolve a música, a poesia e a narração histórica.

Para seis de Maio está agendada a Hora do Conto. Para além desta iniciativa programada para a Escola Portuguesa, também na capital, será inaugurada, no mesmo dia, a Exposição – Uma imagem, mil palavras. Durante o evento, no Centro Cultural Português, serão anunciados os vencedores dos concursos – 20 anos da Consulta Popular de 30 de Agosto de 1999 e Escrita da Liberdade.

Durante a semana, no Centro Cultural Português, vai decorrer a iniciativa – Jornalismo em tempo de luta: relatos em português, com a participação dos jornalistas Adelino Gomes, Max Stahl e António Sampaio. O debate conta igualmente com a participação do Presidente do Conselho de Imprensa de Timor, Virgílio Guterres.

Está igualmente programada para o período, o início do Ciclo de Cinema Europeu.

A Semana termina a 10 de Maio, com um Sarau de música, dança e poesia, no Centro Cultural Português.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019