{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Minha Pátria, minha língua

Timor debate, nos próximos dois dias, no Salão Nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em Dili, a Corrupção. Um evento que decorre no dia em que acontecem também as cerimónias comemorativas do aniversário das Forças de Defesa de Timor-Leste.

A "Conferência Internacional sobre Corrupção", organizada pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Justiça, Administração Pública, Poder Local e Anticorrupção, do Parlamento Nacional, decorre sob o tema “Compromisso do Parlamento no combate à corrupção – direitos, liberdades e garantias versus combate à corrupção”. Participam no evento figuras do panorama político, institucional e académico, maioritariamente, timorense e português mas também da Indonésia e Nova Zelândia.

A sessão de abertura, marcada para este manhã, conta com as intervenções de Francisco Miranda Branco da Conferência Mundial de Parlamentares Contra a Corrupção (Global Organization of Parliamentarians Against Corruption - GOPAC), e do Presidente do Parlamento Nacional timorense, Adérito Hugo da Costa. A sessão de encerramento fica a cargo do Ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos da Administração do Estado e da Justiça e Ministro da Administração Estatal, Dionísio Babo Soares.

Entre os dias 2 e 3 de fevereiro serão debatidas questões como "as obrigações de criminalização decorrentes da Convenção das Nações Unidas contra a corrupção e a Constituição da República Democrática de Timor-Leste" e "as políticas públicas de prevenção e de combate à corrupção".

No dia 25 de janeiro a organização não governamental Transparency International, tinha publicado o novo "Índice de Perceção da Corrupção", que revelava uma melhoria significativa de Timor-Leste, em 2016, com uma subida de 22 posições na tabela composta por 176 países. O país de expressão portuguesa passou do 123.º lugar para o 101.º. A pontuação de Timor-Leste passou de 28 para 35, o que significa um comportamento positivo constante, desde 2012 lê-se na página na internet do governo timorense.

Tweet

Comentar