Artprice analisa o mercado de obras de Alex Katz
O Museu Solomon Guggenheim, em Nova York, abriga uma grande retrospectiva do artista americano Alex Katz, de 95 anos. A exposição apresenta uma centena e meia de obras, incluindo pinturas, esboços, colagens e gravuras, desde as primeiras criações da década de 1940 até paisagens dos últimos anos. A este respeito, o Portal Artprice analisa as mudanças no mercado de leilões do artista.

Katz nasceu em 1927 no Brooklyn, em uma família de imigrantes russos. Ele se tornou um artista na década de 1950, quando o expressionismo abstrato prevaleceu no ambiente artístico. No entanto, ele se dedicou à pintura figurativa — seus retratos realistas com áreas de cores pronunciadas anteciparam o surgimento da arte pop.
No leilão, o trabalho de Katz superou o marco de um milhão de dólares pela primeira vez em 2019, quando o artista tinha 92 anos. Seu recorde atual de leilão foi estabelecido no mesmo ano em que o "blue umbrella No. 1" foi vendido na Phillips por US.4,1 milhões. desde então, esse recorde não foi quebrado, mas durante o período da retrospectiva no Museu Guggenheim, de outubro do ano passado até agora, três obras foram vendidas a preços de sete dígitos. Além disso, o volume de vendas do artista aumentou drasticamente (266 peças por ano), que totalizaram US.20 milhões — o melhor volume de negócios anual para as obras de Katz.
Em março, será lançado um site dedicado ao trabalho de Chagall
A partir de 15 de março, o site oficial marcchagall.com dedicado à obra de Marc Chagall. Os organizadores prometem uma revisão abrangente do legado do artista: o arquivo do projeto incluirá digitalizações de suas obras e vários documentos (mais de 55.000 unidades), de uma forma ou de outra relacionados à sua biografia.

O projeto foi iniciado pela Associação dos amigos de Marc Chagall, em conjunto com a Associação dos Museus Nacionais, o Instituto Nacional de artes audiovisuais (INA) e o Museu Marc Chagall, em Nice.
O catálogo digital do artista incluirá todas as obras criadas por ele entre 1906 e 1985. O primeiro volume do catálogo on-line dedicado à escultura do mestre será publicado no site em março de 2023. O segundo volume, com lançamento previsto para 2024, será dedicado à cerâmica.
O arquivo incluirá correspondência de Marc e Ida Chagall, bem como documentos que esclarecem as relações de Marc Chagall com artistas proeminentes do século XX, incluindo autores como André Breton, Robert Delaunay, Le Corbusier, Diego Rivera e muitos outros.










{{#image}}

{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Novo recorde português na natação

Miguel Nascimento, nadador português, bateu o recorde nacion...

Portugal    03 agosto 2018

Ex-Primeiro-ministro da Guiné-Bissau já tem novo partido

O partido político de que Umaro Sissoco Embaló, antigo Prime...

Guiné-Bissau    03 agosto 2018

Polícia Nacional de Angola tem novo Comandante-Geral

Tomou posse, em Luanda, o novo Comandante-Geral da Polícia N...

Angola    03 agosto 2018

Guiné-Bissau vai ter mais mulheres no Parlamento

O Parlamento da Guiné-Bissau aprovou uma lei que fixa em 36 ...

Guiné-Bissau    02 agosto 2018

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde assinam acordo de segurança

O entendimento abrange matérias como imigração e fronteiras...

Cabo Verde    02 agosto 2018