A ajuda passa pela identificação de objectos da história comum, que possam vir a ser transferidos para a principal unidade museológica brasileira, cujo acervo foi destruído, recentemente, por um incêndio.

A Directora-Geral do Património Cultural de Portugal vai deslocar-se ao Rio de Janeiro para discutir, com a Direcção do Museu, o programa de ajuda português.

A reconstrução do museu passa por um programa de quatro etapas. Primeiro vão ser realizadas intervenções emergência, nomeadamente o escoramento das paredes do edifício.

Concretizadas estas obras e concluídos os trabalhos periciais, pela Polícia Federal, as autoridades brasileiras partirão para a elaboração do projecto de reconstrução.

Só depois, começará esta que é a terceira fase do plano de reedificação. A última etapa comporta a recomposição do acervo do Museu, através de uma campanha internacional de doação e aquisição de documentos e objectos museológicos.

A instituição, criada há 200 anos pelo rei João VI de Portugal, é a mais antiga unidade museológica do Brasil, albergando, na altura do incêndio colecções de valor incalculável, nomeadamente nos domínios da história natural e antropológica. Entre os 20 milhões de peças encontrava-se o mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil, baptizado de Luzia, com cerca de 11 mil anos, o diário da Imperatriz Leopoldina e o trono do Reino de Daomé, doado em 1811 ao príncipe regente português, para além da maior colecção de peças do Egipto existentes na América Latina.

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019