Cerca de 40% dos jovens moçambicanos estão desempregados e a tendência é para que esta percentagem aumente. A situação preocupa a UNESCO que o fez saber através de Manuel Caetano, que trabalha na área pedagógica da direção nacional do ensino técnico, em ligação com a agência das Nações Unidas. 

Segundo Manuel Caetano esta situação deve-se ao: "desalinhamento entre aquilo que se ensinava nas escolas e aquilo que é a exigência do empregador, é por essa razão que nós embarcamos pela reforma no sentido de formarmos técnicos que o mercado de emprego precisa. Temos vários campos profissionais como agricultura, agro-processamento, administração e gestão, hotelaria e turismo, agora à mineração é uma área emergente devido a recente descoberta de recursos naturais em Moçambique".

De acordo com a UNESCO, uma das formas que pode levar à diminuição do número de desempregados é a sensibilização das comunidades para a importância de permitir às jovens moçambicanas prosseguirem os estudos em cursos técnico-profissional:

“(...) muitas das vezes as comunidades podem não perceber mas a área técnico-profissional é de grande importância, porque tem havido casos de meninas que têm abraçado os cursos e têm, de facto, bons êxitos na área de educação profissional”, explicou Manuel Caetano.

Ontem, Dia das Habilidades Juvenis em Moçambique, decorreram palestras focadas na importância da promoção do ensino técnico-profissional, apoiadas pela comissão nacional da UNESCO em Moçambique. A iniciativa teve como objetivo, e entre outras coisas, facilitar o diálogo entre os responsáveis do ensino técnico-profissional.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019