A Frelimo e a Renamo subscreveram a cessação das hostilidades bélicas, entre si. O documento foi assinado, no reduto da Renamo, pelos Presidentes dos dois partidos.

O entendimento integra o “pacote de paz” com assinatura prevista para terça-feira, 6 de Agosto, em Maputo, na presença de dirigentes estrangeiros.

Desde 1976, que discordâncias políticas, levaram a um vai-e-vem de guerras entre as forças da Renamo e as forças de segurança de Moçambiques, dominadas pelo partido no poder, desde a Independência do país, ocorrida um ano antes.

O principal partido da oposição tem criticado o favorecimento da Frelimo pelas instituições estatais moçambicanas, nomeadamente nos actos eleitorais. Protecção que, em alguns casos, chegou à manipulação de resultados, confirmada por organizações nacionais e internacionais.

Este é a terceira convenção de Paz assinada por dirigentes dos dois partidos em 40 anos, e que, quer os moçambicanos, quer a comunidade internacional, pretendem definitiva.

Não foi por acaso que muitos dirigentes internacionais se aprestaram a saudar o entendimento rubricado por Filipe Nyusi e Ossufo Momade, na serra da Gorongosa, onde se localiza o quartel-general da Renamo. Entre eles encontra-se o Secretário-Geral das Nações Unidas.

No entanto, a situação ainda tem as suas fragilidades, estando dependente não só da integração dos militares da Renamo nas Forças Armadas e policiais moçambicanas e do desarmamento do partido, como também da forma como decorrem as próximas Eleições Gerais.

Comentar

Comentários   

0 # Lee 10-04-2021 11:02
Woah! I'm really enjoying the template/theme of this blog.
It's simple, yet effective. A lot of times it's very hard to
get that "perfect balance" between user friendliness and visual
appeal. I must say you've done a great job with this. In addition, the
blog loads super fast for me on Chrome. Exceptional Blog!
0mniartist asmr https://0mniartist.tumblr.com
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Augustina 11-04-2021 09:45
Thanks for sharing your thoughts about angola.
Regards 0mniartist asmr https://0mniartist.tumblr.com
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Ezequiel 12-04-2021 02:46
Very shortly this web page will be famous amid all blogging and site-building
people, due to it's nice articles 0mniartist asmr
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Layne 29-04-2021 02:06
Highly descriptive post, I enjoyed that
a lot. Will there be a part 2?

Also visit my web site: when asmr
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Romaine 29-04-2021 08:36
Good way of telling, and good post to obtain facts regarding my presentation subject matter, which i am going to present in school.


My page ... asmr this
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gabriele 29-04-2021 10:32
This is a great tip especially to those new to the blogosphere.
Simple but very precise information… Appreciate your sharing this one.
A must read article!

my site: in asmr
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Estelle 03-05-2021 22:27
Nice blog here! Also your web site loads up very fast! What host are you using?
Can I get your affiliate link to your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol

Take a look at my webpage: there gamefly
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Shona 04-05-2021 10:19
I am regular reader, how are you everybody? This piece of writing posted
at this web page is really pleasant.

Have a look at my blog asmr or
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Candy 07-05-2021 08:42
Hey would you mind stating which blog platform you're using?
I'm going to start my own blog soon but I'm having a tough time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
The reason I ask is because your design and style seems different
then most blogs and I'm looking for something completely
unique. P.S My apologies for being off-topic but I had to ask!


Also visit my web site ... asmr (tinyurl.com)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rocco 15-05-2021 13:27
scoliosis [http://tinyurl.com]
I'm truly enjoying the design and layout of your site.
It's a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me
to come here and visit more often. Did you hire out a designer to
create your theme? Exceptional work! scoliosis
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Zelda 21-05-2021 10:58
What a information of un-ambiguity and preserveness of valuable
knowledge about unexpected emotions.

Check out my web blog asmr that
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Dwayne 25-05-2021 21:47
Hi, Neat post. There's an issue with your website in web explorer, may check this?
IE nonetheless is the marketplace chief and a good component to people will pass over your excellent writing
due to this problem.

Here is my web blog but dating
sites
Responder | Responder com citação | Citar
{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019