O Presidente de Angola extingui o cargo de Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, ocupado até agora, por Manuel Nunes Júnior, tendo criado, em sua substituição, os de Ministros de Estado da Coordenação Económica e Área Social.

Para as novas pastas foram nomeados o titular da pasta anterior e Carolina Cerqueira, que até aqui desempenhava as funções de Ministra da Cultura. O lugar que deixa vago passa ser ocupado por Maria de Jesus, que era Secretária de Estado na mesma área.

Com a alteração, o Chefe de Estado angolano pretende dar ênfase às questões sociais na governação angolana, tendo considerado, na tomada de posse, que as anteriores funções eram muito pesadas para uma só pessoa.

A Ministra de Estado da Área Social elegeu, como prioritárias, os aspectos ligados à saúde, educação, ensino superior, antigos combatentes, promoção e desenvolvimento da mulher, bem como da juventude, desporto, cultura e ambiente.

Carolina Cerqueira defende mais trabalho no resgate dos valores morais, na família e na sociedade, bem como a criação de políticas de incentivo ao crescimento da mulher angolana.

Manuel Nunes Júnior é doutorado em Economia pela Universidade de York, no Reino Unido. Para além de Director da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, foi vice-Ministro das Finanças, em 2003, Ministro de Estado e da Coordenação Económica, em 2010, tendo coordenado a equipa que elaborou os Programas de Governo, de 2009 a 2012.

A posse destes Ministro de Estado, presidida por João Lourenço, decorreu, hoje, em Luanda. Na mesma cerimónia foram investidos os novos embaixadores de Angola na Suíça, Itália, Guiné Conacri e Argentina, respectivamente, Cecília Caldeira da Conceição Rosário, Maria de Fátima Jardim, Maria Cuandina Tchipepa de Carvalho e Fidelino de Jesus Pelinganga.

Com a nova orgânica, o executivo angolano passa a contar com 33 Ministros e 54 Secretários de Estado.

 

Foto: www.governo.gov.ao

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Papa Francisco apela à união em Moçambique

Foi frente a cerca de 80 mil fiéis, num dia de chuva, que o ...

Moçambique    07 setembro 2019

Papa encoraja jovens moçambicanos a serem tenazes

Francisco lembrou, a propósito, a figura de Eusébio. No enco...

Moçambique    06 setembro 2019

Guiné-Bissau e Moçambique vencem jogo de apuramento para o Mundial

Ambas as selecções ganharam por uma bola a zero no terreno d...

Geral    06 setembro 2019

Papa já está em Moçambique

Francisco chegou ontem a Maputo, tendo sido recebido em ambi...

Moçambique    05 setembro 2019

Presidente da América do Sul vão apelar à protecção da Amazónia

Chefes de Estado da região preparam, para amanhã, o lançamen...

Brasil    05 setembro 2019