Até aqui havia uma enorme discrepância entre os prémios atribuídos, pelo Estado português, aos medalhados Olímpicos e Paralímpicos. Duas medalhas de ouro valiam 400 mil euros para os primeiros e apenas 20 mil para os segundos. A portaria  n.º 332-A/2018, publicada em Diário da República equipara os dois e aumenta o prémio de 40 para 50 mil euros para cada medalha de ouro levada para Portugal:

"A presente alteração vem suprir as lacunas identificadas, procurando, desde logo, melhorar globalmente os montantes dos prémios a atribuir por resultados obtidos em Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos e Campeonatos do Mundo e da Europa, estimulando ainda as representações multidesportivas nacionais em eventos como as Universíadas, os Jogos Mundiais e os Jogos Surdolímpicos. Por outro lado, garante-se a equiparação dos prémios entre os universos olímpico e paralímpico. Introduz-se ainda, para efeitos de reconhecimento do respetivo mérito, a previsão de atribuição de prémios a resultados obtidos nos Jogos Europeus, organizados pelos Comités Olímpicos Europeus", lê-se no documento.

Os primeiros classificados nos Jogos Olímpicos recebiam, do Estado português 40 mil euros, os segundos 25 mil, os terceiros 17500 euros. No caso dos Paralímpicos os prémios eram de t20 mil, para uma medalha de ouro, 12500 para uma prata e 7500 euros para um bronze. Agora passam a receber, os medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o mesmo valor, ou seja 50 mil euros para um primeiro lugar no pódio, 30 mil euros para um segundo e 20 mil euros para um terceiro.

 

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

Brasil vence Taça América

A seleção canarinha ganhou ao Peru, por três bolas a uma, na...

Brasil    08 julho 2019

Equipas lusófonas entram a perder nos Mundiais de Hóquei em Patins

Angola, em masculinos, e Portugal, em femininos, não lograra...

Geral    07 julho 2019

Centro Cultural Cabo Verde nasce em Lisboa

Foi inaugurado o Centro Cultural Cabo Verde, um pólo de prom...

Cabo Verde    07 julho 2019

Português Tiago Ferreira é campeão da Europa de Maratona BTT

Tiago Ferreira venceu o campeonato da Europa de Maratona BTT...

Portugal    07 julho 2019

Começa hoje o Mundial de Hóquei em Patins

A fase de grupos da prova começa hoje, 6 de Julho, em Barcel...

Geral    06 julho 2019