O país subiu um lugar na lista das potências com maiores recursos militares, superando o Irão. A força militar brasileira está agora na décima terceira posição, de acordo com a GlobalFirepower.
No continente americano, o Brasil é ultrapassado apenas pelos Estados Unidos, superando o país da região com maior dimensão territorial, o Canadá que ocupa a vigésima posição.
Na lista das maiores potencias militares mundiais, contam-se, Rússia, China, Índia, França, Japão, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, Turquia, Alemanha, Itália e Egipto, que se seguem – por esta ordem – aos Estados Unidos.
A revista norte-americana considera também outros países lusófonos, colocando Angola na posição 59, Portugal na 67 e Moçambique na 109.
Os especialistas da publicação fazem anualmente, desde 2006, a classificação das Forças Armadas com maior capacidade de intervenção.
A ordem resulta da capacidade potencial de guerra de cada nação, em terra, mar e ar, no que toca a armas convencionais.
Na ordenação envolvendo 137 países, os analistas da publicação ponderam a dimensão militar – em homens e equipamentos –, o orçamento dedicado à defesa, bem como a dimensão e localização das infraestruturas marciais.
Os resultados deste ano, levam os especialistas da GFP concluem que o cenário global é cada vez “mais volátil, onde a guerra parece quase inevitável”.
Comentários
Subscreva o RSS dos comentários