Moçambique e Brasil assinaram um Protocolo de Intenções que prevê a troca de experiências de trabalho e a promoção do intercâmbio de regulamentos, material e especialistas em Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O acordo, assinado em Maputo, foi formalizado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu, e o do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, Marcelo Machado, durante um seminário sobre a mesma temática, a partilha de experiências entre Moçambique e Brasil na área da educação profissional.

O documento lança as bases para uma futura colaboração entre as instituições de educação profissional dos dois países, o que permitirá o intercâmbio em termos de instituições educacionais mas também entre os próprios alunos. Desta troca entre Moçambique e Brasil fazem parte materiais didácticos e metodológicos, livros, jornais e outro material de estudo. 

Estão também envolvidos neste projeto, e para além de instituições do subsistema do Ensino Técnico-Profissional, públicas e privadas, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social moçambicano.

O seminário, no qual foi assinado o documento serviu, e de acordo cmo o governo moçambicano como ponte para a dinamização e criação de sinergias entre os dois países, na área citada, o objetivo é permitir ao país evoluir no sentido da efetiva implementação da Lei de Educação Profissional.

No Brasil a rede de instituições de Ensino Técnico-profissional é composta de 152 instituições, públicas, semi-públicas e privadas.

Em Moçambique, cujo processo de implementação de escolas profissionais é recente, existem 32 instituições de ensino profissional, de acordo com a página na internet das escolas Profissionais de Moçambique, espalhadas pelo país. Recentemente foi criada a Autoridade Nacional da Educação Profissional o que significa que as questões relativas à Educação Profissional estão afetas a uma única instituição.

(FOTO: Google Maps publicado em http://www.epmocambique.com)

Comentar

{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}

Notícias Recentes

CEDEAO quer fim de contenda eleitoral

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que ...

Guiné-Bissau    12 fevereiro 2020

Novo governo moçambicano toma posse

Tomou posse, dois dias depois da investidura de Filipe Nyusi...

Moçambique    18 janeiro 2020

Filipe Nyusi toma posse para um segundo mandato

Filipe Nyusi tomou posse, esta quarta-feira, para um segundo...

Moçambique    16 janeiro 2020

Umaro Sissoco Embaló eleito Presidente da Guiné-Bissau

O candidato do MADEM ultrapassou Domingos Simões Pereira por...

Guiné-Bissau    01 janeiro 2020

Guineenses votam para Presidente da República

Os eleitores da Guiné-Bissau encolhem entre Domingos Simões ...

Guiné-Bissau    29 dezembro 2019